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Banca de DEFESA: MARCIA PEREIRA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA PEREIRA MACIEL
DATA: 12/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: google meet
TÍTULO:

 

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM VISTAS A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Educação Inclusiva. Ensino colaborativo. Desenho Universal para a Aprendizagem

 

 

 




PÁGINAS: 237
GRANDE ÁREA: Educação
ÁREA: Educação
RESUMO:

Entendemos como bastante significativas as ações que buscam desfazer ou atenuar os entraves existentes na educação, que dificultam ou inviabilizam o processo de ensino e aprendizagem de estudantes que compõem o público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, atividades que se constituem formações continuadas para professores e professoras são entendidas como promissoras na contribuição para um ensino de qualidade a estes sujeitos. Diante disso, apresentamos esta Dissertação ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. A presente pesquisa teve como objetivo central analisar as potencialidades da formação continuada de professores para as práticas pedagógicas inclusivas. Como objetivos específicos, conhecer a percepção dos professores sobre a formação continuada para práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva; desenvolver situações formativas com abordagem sobre o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), enquanto orientadores das práticas pedagógicas, e produzir uma proposta pedagógica em formato de livro, em configuração e-book, apresentando material formativo para professores, composto por conteúdos sob a égide do Ensino Colaborativo e do Desenho Universal para a Aprendizagem. Para tanto, este trabalho se utilizou de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, assim como de uma pesquisa de campo na U. E. B. Dra. Maria Alice Coutinho, na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. Sendo que, uma proposta pedagógica versando sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, bem como sobre o Ensino Colaborativo foi enviada à esta escola, como sugestão para compor o seu Projeto Pedagógico. Temos como principais orientadores deste estudo, os seguintes conceitos: Educação Inclusiva; Formação de Professores; Ensino Colaborativo, Desenho Universal para a Aprendizagem e Projeto Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com aplicação de entrevista semiestruturada com professores e professoras atuantes no local da pesquisa e organização de momentos formativos com esses docentes, no estudo de temáticas que versavam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem e o Ensino Colaborativo. O processamento e a análise de dados se basearam na análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados da pesquisa bibliográfica e documental foi verificado que em nosso país tivemos ganhos expressivos quanto à formulação de normativas que norteiam o processo inclusivo. No entanto, quanto à efetivação dessas normas, há um longo caminho a ser percorrido, incluindo os processos de formação de professores para a inclusão. Em relação aos estudos sobre o Ensino Colaborativo e sobre o DUA, verificamos que essas propostas são apresentadas pelos/as pesquisadores/as com bastante aceitação, sendo consideradas meios muito promissores para que a inclusão se concretize no ambiente escolar. No que se refere ao desenvolvimento dos momentos formativos com os participantes da pesquisa, as discussões se apresentaram bastante construtivas sobre as temáticas estudadas. Como resultados entendemos que formações continuadas, além de muito bem conceituadas com vista ao processo de construção de uma escola inclusiva, foram objeto de reivindicação por parte dos/das docentes participantes. Em relação ao DUA e ao Ensino Colaborativo, enquanto práticas que favorecem a inclusão, foram muito bem recepcionados pelos/pelas docentes, apesar de que foram observadas barreiras para a implementação do Ensino Colaborativo. Além disso, foram pontuados entraves para o sucesso da inclusão como: a falta de suporte para o atendimento aos alunos PAEE e o excesso de demanda provocando indisponibilidade de tempo para formações. Uma dificuldade apresentada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a baixa adesão dos/das participantes às atividades do projeto. Como Produto Técnico Tecnológico (PTT), integrando este trabalho, foi elaborada uma proposta pedagógica, em formato de e-book, que se apresenta como um material formativo, visando uma maior contribuição para os profissionais da educação no que diz respeito às práticas pedagógicas inclusivas. Esta proposta pedagógica traz em seu corpo discussões sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, bem como sobre o Ensino Colaborativo, sugerindo a implementação dessas abordagens nas escolas, em consideração ao nível de aceitação que essas práticas vêm tendo para a construção de uma escola mais inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 6425 - DEUZIMAR COSTA SERRA
Externo à Instituição - MARIANA GUELERO DO VALLE - UFMA
Notícia cadastrada em: 01/12/2024 19:59
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