A formação continuada de professores com vistas a práticas pedagógicas inclusivas
A formação continuada de professores com vistas a práticas pedagógicas inclusivas
Com o aumento das políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar, cresceu o número de estudantes do Público-Alvo da Educação Especial nas salas regulares da educação básica, demandando ações pedagógicas específicas. Diante desse cenário, o presente estudo analisou como o PROJETEA (Projeto de Intervenção Pedagógica para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista), implementado pela Superintendência da Área de Educação Especial de São Luís-MA, contribui para formação continuada dos professores e no desenvolvimento de práticas inclusivas. Na delimitação do tema, optou-se por focar na implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e no Ensino Colaborativo como estratégias para promover a inclusão escolar. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do PROJETEA para a formação continuada dos professores e a promoção de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa adotou uma abordagem interpretativa, baseada nos princípios de Gadamer (2015) e utilizou-se a metodologia de métodos mistos (Creswell, 2018; Minayo, 2012), combinando análises quantitativas e qualitativas. A análise de dados foi realizada com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e encontros colaborativos com o grupo de professores participantes de duas escolas públicas de São Luís/MA. O referencial teórico foi embasado em Vygotsky (1984), Freire (1996), e autores como Tannús-Valadão (2010) e Edyburn (2010), que discutem a personalização do currículo e a criação de ambientes educacionais acessíveis por meio do PEI e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Fundamentou-se, ainda, em marcos normativos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O produto educacional consistiu no desenvolvimento de um protótipo de PEI e de um manual com um guia explicativo para orientar seu preenchimento. Os resultados apontam que o PROJETEA já representa uma iniciativa importante no campo da educação inclusiva, mas ainda enfrenta desafios que demandam maior investimento em políticas públicas, infraestrutura e capacitação docente para a consolidação de práticas inclusivas mais eficazes.