IN/EXCLUSÃO, DIVERSIDADE, DIFERENÇA E ALTERIDADE: Contribuições de Maura Corcini Lopes para a Educação Inclusiva
Estudos Culturais em Educação; In/exclusão; Diferença; Diversidade; Alteridade.
Estudo qualitativo documental que problematiza os conceitos de inclusão, diversidade, diferença e alteridade a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação numa vertente pós-estruturalista foucaultiana, adotada pela professora e pesquisadora Maura Corcini Lopes. Os documentos analisados foram os escritos e os audiovisuais da professora e pesquisadora, submetidos a uma análise de discurso. A professora Maura Corcini Lopes propõe uma crítica radical a inclusão, considerando-a como invenção de um tempo produzida a partir da noção de exclusão, um imperativo do Estado Moderno que ganha maiores contornos na Contemporaneidade. Aponta também a potência do conceito e operador metodológico in/exclusão para discutir inclusão, distanciando-se do binarismo típico da Modernidade. Em relação a diversidade e a diferença, considera como conceitos importantes para pensarmos a metanarrativa da inclusão escolar, marcando uma distinção entre os conceitos e sustentando a intraduzibilidade da diferença. A alteridade é pensada a partir da centralidade da cultura e foi possível perceber que esse outro é constituído a partir de uma rede discursiva que estabelece posições de sujeitos relacionadas ao modo como narramos esse outro, de tal modo que é possível desconfiar das narrativas naturalizadas sobre esse outro. Apresenta-se uma proposta pedagógica teórica para formação de professores/as inspirada nas ideias de Circuito Formativo Pedagógico apresentada por Maura Corcini Lopes para que sejam revistas as práticas pedagógicas nomeadas como inclusivas na Educação Básica tendo como centralidade a promoção do exercício didático-pedagógico da diversidade, da diferença e da alteridade intentando a promoção da existência dos sujeitos plurais nos espaços escolares e não escolares.