A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Alfabetização e letramento. Práxis Pedagógica.
Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão e contempla as ações executadas durante a realização de uma pesquisa sobre alfabetização e letramento de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) matriculados na UEB Dra. Maria Alice Coutinho, pertencente a rede pública municipal de São Luís – MA. O objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual, quando apoiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), e do quanto este serviço da Educação Especial pode contribuir com os processos de alfabetização e letramento dos estudantes deficientes intelectuais. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo, no que concerne à Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Letramento de Estudantes com Deficiência Intelectual, estão delineados a partir das contribuições de Vygotsky (2022), Hehir (2022), Bourdieu (2020), Zerbato; Mendes (2018), Diamond (2016), Noronha (2016), Garcia (2015), Barnes (2013), Poulin, Figueiredo; Gomes (2013) e Figueiredo (2012), entre outros. Além de documentos normativos oficiais que amparam e regulam a Educação da pessoa com deficiência intelectual. Em relação a metodologia, caracteriza-se por utilizar a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos explicativa, e os procedimentos metodológicos são delineados como bibliográficos, documental e estudo de caso, utilizando os instrumentos, observação in loco, roteiro de entrevistas e questionários, cujos resultados serviram de base para a produção de um guia de orientação que contribua com a práxis pedagógica de professores acerca da alfabetização e letramento de estudantes com deficiência intelectual, em resposta ao problema e aos objetivos da pesquisa