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Banca de DEFESA: CARLA SORIANO LAGO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA SORIANO LAGO CARVALHO
DATA: 10/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

 

 


Inclusão de estudantes surdos: abordagens metodológicas visuais em salas de recurso


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão escolar; língua brasileira de sinais; atendimento educacional especializado; metodologias para surdos.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Educação
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

A educação de surdos tem sido marcada por mudanças e adaptações ao longo dos anos, mas ainda requer uma análise mais aprofundada. Devido à sua condição linguística diferenciada, muitos Surdos enfrentam dificuldades na construção do conhecimento escolar, resultantes de falhas no planejamento e na execução das aulas. Isso destaca a necessidade de adequações metodológicas que promovam um processo inclusivo eficaz e permitam que esses estudantes avancem em suas conquistas. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as metodologias visuais como ferramentas potenciais para a inclusão e aprendizagem dos estudantes Surdos, com foco no atendimento em Salas de Recursos. Nesse contexto, são abordadas questões relacionadas à inclusão no ambiente escolar, que se desdobram nas metodologias, recursos e formas de avaliação no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa para surdos na modalidade escrita, bem como no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assim, discutem-se e propõem-se possibilidades educativas para esses estudantes. Esta pesquisa é classificada como Aplicada. A coleta de dados é realizada por meio de Levantamento, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem Qualitativa em virtude da relação entre pesquisador/participante. Quanto aos objetivos, é Descritiva e Exploratória. A busca sistemática por literatura foi realizada online em bibliotecas de Programas de Pós-Graduação em Educação, SciELO, ERIC - Education Resources Information Center, Portal da CAPES, Google Acadêmico, além do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp e do Repositório Institucional da UFSC. A revisão da literatura incluiu também livros físicos e outros trabalhos digitais, fundamentando-se em estudos de diversos autores, como Leyser (2019), Pietzar (2017), Fernandes (2019), Baggio (2006), Lodi e Muttão (2018), Boneti (2010), Campelo (2008), Damázio (2007), Mantoan (2011), Santiago (2017), Santos (2016), Siquelli (2017) e Skliar (2001), entre outros, que enriquecem as discussões sobre a inclusão de estudantes Surdos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito professoras da rede municipal e estadual de educação do município de Bacabal, com o intuito de verificar as metodologias empregadas em suas práticas pedagógicas nas Salas de Recursos ao incluir estudantes Surdos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por fim, os resultados obtidos na pesquisa culminaram na elaboração do Produto Técnico-Tecnológico (PTT), evidenciando que as metodologias visuais possuem potencial para a construção do conhecimento no ambiente escolar para estudantes Surdos.






MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA - UFMA
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Notícia cadastrada em: 30/11/2024 18:56
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