TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL: o uso dos jogos digitais no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual no município de Pedreiras – MA
aprendizagem; letramento; metodologia; recursos tecnológicos; educação especial.
A alfabetização é um processo fundamental na formação do indivíduo, não apenas pela capacidade de ler e escrever, mas como um meio de acesso ao conhecimento e à participação plena na sociedade. No contexto atual, marcado pela diversidade e pelas desigualdades, a importância de uma metodologia inclusiva se torna ainda mais evidente, especialmente quando consideramos as crianças com Deficiência Intelectual (DI). Assim, essa pesquisa parte do questionamento: Como os jogos digitais podem ser usados pelos professores para estimular o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual em fase inicial de leitura e escrita? Para tanto, o objetivo da pesquisa é analisar a incorporação de jogos digitais na prática de alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual nas séries iniciais da rede pública municipal de Pedreiras-MA. Destaca-se como objetivos específicos: Analisar a evolução das práticas e abordagens na alfabetização de crianças com DI; Incorporar os escritos de diversos autores e estudos sobre a aprendizagem de crianças com DI por meio de uma revisão de literatura; Conhecer as demandas escolares sobre a apropriação de ferramentas tecnológicas nas escolas ensino fundamental da rede pública de Pedreiras, analisando o perfil e a visão dos professores no processo de alfabetização do aluno com DI; Selecionar alguns jogos disponíveis na rede de internet, listando suas características e funcionalidades para a aprendizagem escolar; Compreender como os jogos digitais são vistos pelos estudantes nas perspectivas do desenvolvimento de suas habilidades e, construir um guia pedagógico sobre uso de jogos digitais voltados para a alfabetização de crianças com DI. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com base no estudo bibliográfico, documental e de campo, onde foi realizada uma intervenção pedagógica, com aplicação de jogos digitais, previamente selecionados, com crianças com deficiência intelectual em sequências didáticas, e entrevistas com seus professores, onde foi possível testar e confirmar a hipótese de que a utilização dos jogos digitais na sala de aula potencializa a aprendizagem, motiva o aluno a ser o construtor de seus próprios saberes, estimula a concentração e o raciocino lógico. O resultado da pesquisa evidencia que os professores reconhecem a eficácia dos jogos como ferramenta pedagógica, mas relatam diversas dificuldades e desafios enfrentados na implementação dessas metodologias, como a falta de recursos e a necessidade de formação contínua. Essa dualidade ressalta a importância de estratégias de suporte para facilitar a integração dos jogos no ensino. O resultado da pesquisa com as crianças mostra que elas apresentaram um avanço significativo, ainda que gradual, no desenvolvimento das habilidades de leitura por meio dos jogos digitais. Esses jogos não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas promoveram um ambiente interativo que estimula a prática da leitura de forma lúdica. Observou-se que, embora o processo seja mais lento e exija grandes adaptações, os alunos conseguiram identificar letras e sons, iniciando o processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita.