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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO EMANOEL MORAES BARROS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO EMANOEL MORAES BARROS SANTOS
DATA: 04/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: A qualificação será realizada de forma hibrida no Espaço 02 Prédio Pedagogia - CECEN
TÍTULO:

ANÁLISE DA TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL APLICADA À EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: um estudo realizado em dois centros educa mais maranhense


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia de Gestão Escolar; Educação em Tempo Integral; Indicadores de Qualidade; Centro Educa Mais no Maranhão.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa intitulada “análise da tecnologia de gestão educacional aplicada à educação integral em tempo integral: um estudo realizado em dois centros educa mais maranhense” insere-se na linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEMA). A questão central da pesquisa é: o modelo de gestão implantado nas escolas de educação integral e em tempo integral da rede estadual de educação tem repercutido positivamente na qualidade da educação integral da rede estadual maranhense? A pesquisa tem como objetivo principal analisar as implicações da adoção de um modelo de gestão empresarial no desenvolvimento da educação integral de qualidade nos Centros Educa Mais. Os objetivos específicos que fundamentam este estudo são voltados a analisar as práticas de gestão regulamentadas nessas escolas, identificar as variações dos indicadores educacionais com as características das comunidades escolares selecionadas, conhecer a percepção da comunidade escolar acerca das práticas de gestão implantadas e suas implicações para o desenvolvimento de uma educação de integral de qualidade e elaborar um produto pedagógico a partir das necessidades levantadas nos dados de pesquisa. O referencial teórico da pesquisa é sustentado por autores como: Texeira (1996), Dourado (2002), Saviani (2003) Minayo (2010), Soares (2014), Peroni (2016), Frigotto (2018), Freitas (2021), Paro (2022), entre outros. Para a investigação adota-se a perspectiva do método do materialismo histórico dialético, buscando compreender o objeto de estudo na sua totalidade, historicidade, contradições e a mediação, conforme Tozzoni (2020), a abordagem de pesquisa qualitativa, técnica de entrevista com roteiro semiestruturado e as categorias de análise dos dados com analise de conteúdos. O lócus de realização do levantamento de dados acontecerá em dois Centros Educa Mais: Margarida Pires Leal e o Padre José Bráulio Sousa Ayres, tendo como participantes três gestores escolares, três professores e estudantes de cada unidade escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 7172 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - ANDREIA NUNES MILITÃO - UEMS
Notícia cadastrada em: 24/06/2025 16:45
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