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ANÁLISE DA TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL APLICADA À EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: um estudo realizado em dois centros educa mais maranhense
Tecnologia de Gestão Escolar; Educação em Tempo Integral; Indicadores de Qualidade; Centro Educa Mais no Maranhão.
A pesquisa intitulada “análise da tecnologia de gestão educacional aplicada à educação integral em tempo integral: um estudo realizado em dois centros educa mais maranhense” insere-se na linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEMA). A questão central da pesquisa é: o modelo de gestão implantado nas escolas de educação integral e em tempo integral da rede estadual de educação tem repercutido positivamente na qualidade da educação integral da rede estadual maranhense? A pesquisa tem como objetivo principal analisar as implicações da adoção de um modelo de gestão empresarial no desenvolvimento da educação integral de qualidade nos Centros Educa Mais. Os objetivos específicos que fundamentam este estudo são voltados a analisar as práticas de gestão regulamentadas nessas escolas, identificar as variações dos indicadores educacionais com as características das comunidades escolares selecionadas, conhecer a percepção da comunidade escolar acerca das práticas de gestão implantadas e suas implicações para o desenvolvimento de uma educação de integral de qualidade e elaborar um produto pedagógico a partir das necessidades levantadas nos dados de pesquisa. O referencial teórico da pesquisa é sustentado por autores como: Texeira (1996), Dourado (2002), Saviani (2003) Minayo (2010), Soares (2014), Peroni (2016), Frigotto (2018), Freitas (2021), Paro (2022), entre outros. Para a investigação adota-se a perspectiva do método do materialismo histórico dialético, buscando compreender o objeto de estudo na sua totalidade, historicidade, contradições e a mediação, conforme Tozzoni (2020), a abordagem de pesquisa qualitativa, técnica de entrevista com roteiro semiestruturado e as categorias de análise dos dados com analise de conteúdos. O lócus de realização do levantamento de dados acontecerá em dois Centros Educa Mais: Margarida Pires Leal e o Padre José Bráulio Sousa Ayres, tendo como participantes três gestores escolares, três professores e estudantes de cada unidade escolar.