|
Descrição |
|
|
-
ANA LICIA COSTA OLIVEIRA
-
Problema da Difusão em Meio Poroso Via Cálculo Fracionário
-
Data: 06/11/2024
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo da história, pesquisadores renomados dedicaram e dedicam seus estudos para investigar, entender e descrever os processos difusivos não lineares, onde se utilizam-se de ferramentas analíticas, numéricas e computacionais. Apresentamos neste presente trabalho um problema de difusão anômala não linear em meio poroso e temos como objetivo apresentar os grupos de transformações de simetrias de Lie como alternativa para a resolução do problema da difusão. Inicialmente foi realizado um estudo sobre o cálculo fracionário e seus principais operadores onde apontamos definições, teoremas, propriedades e aplicações. O cálculo fracionário nos permite uma descrição mais fina dos fenômenos naturais, assim obtemos uma quantidade maior de informações atrelados aos operadores não locais, então denominado efeito de memória. Foi realizada uma analise da difusão fracionária anômala em meio poroso, onde foi abordado o problema da difusão fracionária não linear no tempo-espaço. Outro ponto importante apresentado aqui formam os grupos de transformações de pontos de Lie, que utilizamos como uma alternativas para o problema da difusão, pois as simetrias de Lie demostra ser uma ferramenta importantíssima pois permite a transformação de uma EDP em EDO. Aplicamos as simetrias de Lie na equação da difusão em meio poroso fracionária em termos da derivada de Riesz, considerando a derivada de Weyl. E demonstramos que os resultados podem ser entendidos para a derivada fracionária em termos da função ψ. Destacamos que o estudo da difusão anômala vem sendo cada dia mais aprofundado e seu conceito aplicado em diversos campos como difusão em plasmas, difusão em fluidos turbulentos, transporte de fluidos em meios porosos,difusão em fractais, difusão anômala em superfícies líquidas e análise de histogramas de batidas do coração em indivíduos saudáveis, entre outros sistemas físicos.
|
|
|
-
LUANA ROBERTA PACHECO BITTENCOURT
-
MODELAGEM COMPUTACIONAL DAS PROPRIEDADES OPTOELETRÔNICAS E TERMODINÂMICAS DA NOVA MONOCAMADA HÍBRIDA 1T’ – RuOsSe2
-
Orientador : EDVAN MOREIRA
-
Data: 24/10/2024
-
Mostrar Resumo
-
Os dicalcogenetos de metais de transição (transition metal dichalcogenides-TMDs) possuem a forma estrutural XY2, em que X é um metal de transição e Y equivale a um elemento calcogênico e são bem promissores em aplicações na indústria aeroespacial, transitores, produção de sensores entre outros. Estes materiais são caracterizados por ligações covalentes entre os elementos X e Y apresentando polarização causada pela transferência eletrônica entre os átomos metálicos e calcogênicos. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de estudar novas estruturas bidimensionais nesse setor. Então realizou-se um estudo e modelagem computacional das propriedades optoeletrônicas e termodinâmicas da monocamada 1T’- RuOsSe2 via formalismo da teoria do funcional da densidade (density fuctional theory-DFT) usando cálculos ab initio, considerando principalmente a aproximação do gradiente generalizado (GGA) e adota-se o funcional hibrido HSE06 para estimativa de bandgap, a partir das nanoestruturas no estado de mínima energia. Os parâmetros de rede calculados para o 1T’-RuOsSe2 são comparáveis com as estruturas conhecidas na literatura, 1T’-OsSe2 e 1T’- RuSe2. As estruturas de bandas eletrônicas apresentam bandgaps indiretos para as nanoestruturas 1T’-RuOs , 1T’-Os , e 1T’-Ru , com valores de 1,0, 0,96, e 0,93 eV, respectivamente, sendo o limite superior de energia na banda de valência entre os pontos de alta simetria Γ-Y, e limite inferior de energia na banda de condução no ponto Γ, para a monocamada híbrida 1T’-RuOs (ΓY→Γ=1,0 eV). A investigação da absorção óptica mostra que a monocamada de RuOsSe2 exibe uma absorção significativa nas regiões ultravioleta e visível do espectro eletromagnético. Potenciais termodinâmicos e calor específico a volume constante foram calculados, cuja dependência com a temperatura é discutida. Prevemos uma nova monocamada de RuOsSe2 da fase 1T' que pode potencialmente ser sintetizada para futuros dispositivos eletrônicos e trazer potenciais aplicações tecnológicas.
|
|
|
-
MARCUS VINICIUS DURANS PEREIRA
-
EFEITOS TERMO-ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS DAS MONOCAMADAS TMDs 1T’ − RuWTe2 E 1T’ − WTe2 VIA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
-
Data: 17/09/2024
-
Mostrar Resumo
-
Dicalcogenetos de metais de transição (transition metal dichalcogenides, TMDs) são compostos químicos que consistem de dois átomos calcogênios (Te, Se ou S) conectados por ligações covalentes a um átomo de metal de transição, possuindo a forma estrutural MX2. Nesta pesquisa, realizou-se a modelagem e simulação computacional, seguida da análise de propriedades físicas das monocamadas monoclínicas (1T’) dos TMDs ditelureto de tungstênio (W T e2) e ditelureto de tungstênio-rutênio (RuW T e2), substituindo nesta última um átomo de W por um átomo de Ru na célula primitiva, via formalismo da teoria do funcional da densidade (density fuctional theory, DFT), considerando principalmente a aproximação do gradiente generalizado (GGA) e o funcional hibrido HSE06 para estimativa de bandgap, a partir das nanoestruturas em seu estado de mínima energia. Os parâmetros de rede do TMD proposto 1T’−RuW T e2 são compatíveis com o TMD 1T’− W T e2 já conhecido na literatura. O bandgap estimado para 1T’ − RuW T e2 foi de 0,50 e 0,35 eV, para as bandas com spin up e down, respectivamente, caracterizando-o como semicondutor, enquanto que o 1T’ − W T e2 apresentou características de condutor. Quanto a natureza magnética, estes TMDs apresentaram ferromagnetismo, e uma aparente tendência do 1T’−RuW T e2 para ferrimagnetismo. Analisou-se ainda a densidade de estados parciais, os potenciais termodinâmicos e a capacidade térmica, em que se destacam a potencial síntese e estimativa de novas tecnologias como nanodispositivos termo-elétricos e magnéticos do TMD 1T’ − RuW T e2.
|
|