Apresentação

Este Programa envolve instituições de ensino e pesquisa de excelência (e os dois centros de lançamento de foguetes) na região Nordeste do Brasil - em estudos aeroespaciais, sejam em engenharia e tecnologia, sejam em ciências espaciais ou ciências atmosféricas aplicadas, contando ainda com tópicos sobre geopolítica estratégica e regulação do uso do Espaço. O PPGEA inicia suas ações com um curso de mestrado em Engenharia Aeroespacial acadêmico. Respeitando-se as singularidades de um curso em associação, envolvendo inicialmente, neste caso, 4 (quatro) IES (UFRN, UFPE, UFMA, UEMA) titulantes e 6 (seis) instituições de pesquisa e/ou aplicação colaboradoras (CRN/INPE, CLBI, CLA, CETENE/MCTIC, IFMA e AEB). Procura-se atender aos requisitos da área Engenharias III para suas ações com avaliação 4 na CAPES, e visa promover a formação de recursos humanos em área estratégica, nacional e regionalmente, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a consolidação do Brasil como um membro do seleto grupo de de países com acesso ao espaço.


  • Perfil do egresso:

Qualificar profissionais das áreas de Engenharia Mecânica, de Materiais, Elétrica, Mecatrônica, de Softwares, Tecnologia da Informação, Física, Matemática e áreas afins em Ciências e Tecnologias Aeroespaciais.

Mestre em Engenharia Aeroespacial com ênfase em: Materiais e Tecnologias Aeroespaciais.


O curso possui ainda tópicos em Geopolítica Estratégica e fundamentos sobre o uso do Espaço, possibilitando ao egresso noções sobre os desafios que serão enfrentados por profissionais de área tão inovadora e pioneira. Os egressos estarão aptos a desenvolverem pesquisas e/ou atuarem como profissionais especialistas em instituições públicas ou privadas na área aeroespacial, tais como, Centros de Lançamento de Foguetes, Institutos de Pesquisa, Universidades e empresas privadas no ramo de alta tecnologia.


===============================================================================================================

UEMA - CCT - PPgEA

Cidade Universitária Paulo VI - Jardim São Cristóvão - CEP 65055-310 - São Luís-MA

e-mail: ppgea@cct.uema.br

site: http://www.posgraduacao.uema.br/ppgea

===============================================================================================================




Página Alternativa


Coordenação do Programa

  • - FELIX SILVA COSTA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1