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ALAN JEFFERSON LIMA ARAGÃO
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FUNÇÕES CONVEXAS COM APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : IVANILDO SILVA ABREU
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Data: 20/06/2024
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A presente pesquisa tem como objetivo introduzir os fundamentos de funções convexas, destacando sua relevância teórica e prática no ensino médio. Para isso, aborda-se uma base matemática fundamentada nos conceitos de números reais, conjuntos convexos, funções convexas e teoremas à respeito de convexidade. Na teoria de conjuntos e funções convexas a discussão de resultados pode abranger uma variedade de tópicos e implicações entre algumas áreas de discussão comum que se pode destacar: propriedades de conjuntos convexos, aplicações em otimização (Problemas de Programação Linear Convexa), teoremas importantes, operações em Funções Convexas, aplicações em Economia, Física e Biologia, Algoritmos e métodos de resolução. Na presente pesquisa buscou-se abordar problemas cuja a teoria convexa pudesse fornecer uma ferramenta forte e segura para resolução dos mesmos. Com isso, conclui-se que os fundamentos de conjunto e função convexa são de grande relevância no ensino médio, pois proporciona aos alunos uma base sólida em conceitos matemáticos fundamentais e os prepara para aplicá-los em uma variedade de contextos práticos.
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AMUJACY DA CONCEIÇÃO PEREIRA COSTA
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O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diálogos, desafios e possibilidades
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Orientador : CELINA AMÉLIA DA SILVA
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Data: 31/05/2024
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A inclusão vem sendo um assunto de grande debate e relevância a nível mundial despertando diferentes opiniões e sentimentos. Assim, a pesquisa aborda a intersecção entre a educação matemática e a inclusão, fornecendo insights, recursos e estratégias necessárias para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática de qualidade e inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa a pesquisa traz o tema: O ensino de matemática sob a ótica da educação inclusiva investigando os principais desafios encontrados pelos professores e apontando possibilidades de práticas pedagógicas. Para tanto buscou responder à seguinte pergunta: Como o ensino de matemática pode contribuir para a educação inclusiva no sentido de possibilitar diálogos que desafiam e favorecem a aprendizagem? Intencionando responder à questão, destacamos como objetivo geral investigar possibilidades e desafios do ensino de matemática por um viés inclusivo nas séries finais do Ensino Fundamental no município de Brejo-MA. A pesquisa se propôs a identificar bases teóricas das políticas de inclusão em nível nacional, estadual e/ou municipal, além ainda de construir reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no contexto da inclusão, sobre a formação de professores de matemática para atender a diversidade, mas também propõe pensar caminhos para promover um ensino de matemática acessível através das tendências em educação matemática. O fundamento da pesquisa está estabelecido na convicção de que o ensino de Matemática pode e deve ser acessível a todos os alunos. Espera-se como resultado o reconhecimento de que embora hajam desafios significativos a serem enfrentados, existem razões para sermos otimistas em relação a um ensino de matemática inclusivo.
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ANTONIO SILVA DE OLIVEIRA
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ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE PROPORCIONALIDADE ́ COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MEDIO
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Data: 03/06/2024
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Esta dissertação, intitulada ”Analise do Conhecimento sobre Proporcionalidade com Alunos Ingressantes no Ensino Médio”, investiga o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos fundamentais de proporcionalidade ao iniciarem o Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na relevância da proporcionalidade para o desenvolvimento do raciocínio matemático e suas implicações no aprendizado de funções do primeiro grau. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas quantitativas e qualitativas, o estudo foi conduzido com 120 alunos do primeiro ano de uma escola publica estadual. Foram aplicados questionários e testes de sondagem para avaliar o conhecimento dos alunos sobre razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, e regra de três simples. Os resultados apontam lacunas significativas na compreensão desses conceitos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas especıficas para suprir essas deficiências. Propõe-se, assim, o desenvolvimento de uma sequencia didática dinâmica e envolvente, fundamentada em atividades investigativas e no uso de tecnologias digitais, com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre proporcionalidade e suas aplicações.
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DANILO FURTADO VERAS
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GAMIFICAÇÃO E SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 22/04/2024
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In basic education, it is often possible to observe many unmotivated students in the classroom, especially in classes covering curricular components such as Mathematics. Faced with this, teachers are challenged daily to use methodologies that stimulate student learning. Furthermore, it is known that basic mathematical operations are essential for the student's future studies and also for their everyday life. In this sense, this study aims to research gamification and serious games for teaching operations with natural numbers, including potentiation. The study is characterized by being a field research and has quantitative and qualitative approaches, using questionnaires and observations as data collection instruments. A didactic sequence was created, divided into seven stages, which proposes the use of gamification and two games (“UNO ASMDP” and “CORRIDA ASMDP”) to teach operations with natural numbers. The didactic sequence was applied to a 6th year elementary school class at a municipal school in São Luís – MA. In conclusion, it was observed that the application of gamification and serious games contributed to a significant increase in students' performance in operations with natural numbers. Furthermore, there was also greater engagement on the part of students in classes. Finally, it is believed that this study contributed to teaching the operations of addition, subtraction, multiplication, division and potentiation with natural numbers, by presenting different strategies and generating better results in student motivation and learning.
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GIOVANNE MENDES ARRUDA
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METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA: o STEAM como ferramenta pedagógica nas aulas de matemática
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Orientador : LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
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Data: 31/05/2024
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As metodologias ativas quando aliadas à Educação STEAM podem oportunizar aos estudantes preparo para enfrentar os desafios do futuro à medida que assumem o papel de protagonista da sua aprendizagem, porém, os professores precisam utilizar estratégias de ensino que incentivem a participação ativa. E, no contexto de transformação que aconteceu nos últimos anos, impactou o perfil dos alunos, desviando seus interesses dentro da escola, visto que, estão completamente imersos no mundo digital e às práticas tradicionais de ensino de matemática na educação básica não tem alcançado os objetivos educacionais, dessa forma, buscou-se compreender “Como as metodologias ativas – com enfoque na abordagem STEAM – podem ser utilizadas como importantes ferramentas pedagógicas nas aulas de matemática? ”A questão problematizadora foi norteada pelo objetivo geral, pesquisar como as metodologias ativas, com enfoque nas abordagens STEAM, podem ser aplicadas no ensino da matemática levando em consideração as diretrizes estipuladas pela BNCC. O objetivo proposto foi detalhado em ações menores, como: realizar pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas, com foco na educação STEAM - suas características, princípios e aplicações no contexto escolar. Identificar na BNCC diretrizes que condicionam e estimulam a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática. Examinar práticas educacionais, com destaque para os torneios de robótica da FIRST, que aplicaram a STEAM como potencializadoras no ensino de ciências e matemática, além de desenvolver três sequencias didáticas com os objetos de conhecimento descritos na BNCC que tenham como plano de fundo a utilização da educação STEAM. A viabilidade de comprovar a eficácia das metodologias ativas mediada pelas alternativas STEAM, foi aplicada uma sequência didática com uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede particular de São Luís. Para coleta de dados da pesquisa foram aplicados dois questionários um para alunos da escola campo de pesquisa que já participaram de torneios de robótica, e outros para os alunos que participaram da aplicação da sequência didática, os dados analisados sugerem que o ensino mediado por tecnologias pode oferecer atrativos e despertar os jovens para uma aprendizagem mais significativa, posto que os professores precisam estar capacitados para atender as exigências da sociedade.
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IAGO ALVES DOS SANTOS
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ENSINO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DOS POVOS CHINESES: uma proposta para o Ensino Fundamental.
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Orientador : LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
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Data: 07/06/2024
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As operações básicas de matemática estão presentes na vida das pessoas desde os primórdios da civilização, e vão sendo passadas de geração em geração, em que, uma procura ensinar da melhor forma ou como aprendeu os cálculos matemáticos, seja usando bolinhas, memorizando a tabuada, ou até mesmo um método não convencional, não usual. Passados dois anos de pandemia COVID-19, ainda há marcas no aprendizado dos alunos e conteúdos importantes, como as operações fundamentais acabaram por não ser ensinados, aprendidos ou absorvidos como realmente deveriam ser. As aulas que eram de forma presencial, deram lugar às aulas remotas ou apenas atividades em alguma plataforma. As dificuldades em ensinar como realizar uma multiplicação ou divisão ficaram mais desafiadoras aos professores na forma remota, comprometendo, assim, a aprendizagem dos alunos nessas operações, que são de extrema importância para os estudos posteriores. A partir desta problemática, este trabalho teve como objetivo ensinar os alunos a realizarem a multiplicação e a divisão por um método não convencional, o Método Chinês, com foco nos alunos do 8° Ano de uma escola da rede Municipal de Ensino do município de Paço do Lumiar – MA, onde esses alunos puderam aprender um conteúdo que, até então, não haviam aprendido. Constatou-se que puderam compreender o método, bem como sua aplicabilidade, facilitando a realização das operações. Os resultados analisados confirmam que o método estudado é válido como metodologia, para ensinar operações matemáticas.
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KARLLOS ALEXANDRE SOUSA PEREIRA
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CONGRUÊNCIA MODULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
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Orientador : SERGIO NOLETO TURIBUS
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Data: 19/07/2024
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Este trabalho visa explorar aplicações de congruência modular anos finais do ensino fundamental, juntamente com a integração de tecnologia. Examina a evolução histórica da aritmética, com contribuições de Pierre de Fermat, Euler, Friedrich Gauss dentre outros. Este estudo ainda detalha a divisão Euclidiana e os critérios de divisibilidade como pré-requisitos para a compreensão da congruência modular, buscando desenvolver a aprendizagem dos alunos, exemplificando por meio de oficinas de resolução de problemas práticos do cotidiano sobre códigos de barras, números de CPF e técnicas de criptografia de mensagens, tudo isso aliado ao uso de uma calculadora digital em formato de aplicativo para apresentar restos inteiros e fazer o uso da definição de congruência. Usando de uma abordagem metodológica multifacetada, combinando revisão bibliográfica e análise qualitativa de campo, com foco em observações participantes, entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupos focais em uma escola municipal de Magalhães de Almeida – MA, buscando alternativas para o ensino aprendizagem mais eficaz.
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LUIS HENRIQUE MELO DE MATOS JUNIOR
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A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO: Um Enfoque no Ensino Médio
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Orientador : ROBERTO BATISTA DOS SANTOS
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Data: 26/06/2024
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Esta dissertação tem como foco a inserção da educação financeira ao ensino de matemática no ensino médio, visando capacitar os alunos para uma gestão eficaz de recursos financeiros ao longo da vida adulta. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender as percepções dos alunos sobre essa integração e como ela pode influenciar suas habilidades financeiras. Destaca-se a importância desse conhecimento durante o ensino médio, considerado um período crucial para o desenvolvimento da independência financeira. O objetivo central é fortalecer o conhecimento financeiro dos alunos, preparando-os para tomada de decisões responsáveis e informadas, através da criação de atividades educativas e avaliação de seu impacto. Espera-se que essa abordagem contribua para a formação dos alunos na sua fase adulta de forma que sejam mais conscientes e capazes de lidar com suas finanças de maneira eficiente e sustentável.
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MARCUS VINICIUS VIEGAS RODRIGUES
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ARITMÉTICA MODULAR APLICADA
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Orientador : JOÃO COELHO SILVA FILHO
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Data: 04/07/2024
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Esta dissertação apresenta grandiosas aplicações da Aritmética Modular e mostra a sua importância para o ensino-aprendizagem de matemática. Para tanto, de modo inicial, é relatado um breve Histórico da Aritmética Modular, apresentando os principais nomes da Teoria dos Números e da Congruência Modular, em destaque o Príncipe da Matemática, C. F. Gauss. Em seguida, é evidenciado que há possibilidade de inserir objetos de conhecimento (conteúdos) da Aritmética Modular nos organizadores curriculares da educação básica, segundo os documentos normativos, autores, pesquisadores e professores. Ademais, enfatizando sua importância para o ensino básico, é feita uma fundamentação teórica com os principais tópicos da Teoria dos Números, tais como a Divisibilidade, o Algoritmo da Divisão, o Máximo Divisor Comum, o Algoritmo de Euclides, os Números Primos e as Equações Diofantinas. Além disso, aborda-se a noção de Congruência apresentando diversos exemplos e aplicações no ensino, dando destaque à Aritmética dos Restos, aos Críterios de Divisibilidade, aos Dígitos Vericadores (CPF e cartões de crédito), ao Calendário e às Congruências Lineares. Por m, retratam-se ainda particularidades da Arimética Modular, em especial às Classes Residuais Módulo m, em que são constatadas e evidênciadas, como principal contribuição desta pesquisa, aplicações das Classes Residuais como processo simplicativo na resolução de Equações Diofantinas.
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ROGERIO SILVA DOS SANTOS COELHO
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O PERFIL DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Estudos e reflexões dialéticas sobre as competências e habilidades efetivas em Matemática dos alunos egressos da Educação Básica do município de Zé Doca - Ma
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Data: 15/03/2024
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This work addresses the politicized perspective of mathematics teaching, arguing that it is not neutral and should promote the student's comprehensive training, mainly through their access to the world of work. Authors such as Demerval Saviani, Guiomar Namo de Mello, Paolo Nosella, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ole Skovsomos, Ubiratan D'Ambrosio, Sérgio Lorenzato and Dario Fiorentini are presented to renew debates on the roles of schools, teachers and the State in class struggle, especially in the context of mathematics education. Saviani analyzes Mello's perspectives and Nosella's criticisms, highlighting the importance of understanding education as a political act and the need for teachers to engage in this commitment. Furthermore, authors such as D'Ambrósio, Fiorentini, Ole Skvosmose and Lorenzato argue that teaching mathematics must go beyond teaching techniques and formulas, including the formation of skills and competencies that allow the student to interact critically with the world. To carry out the work, research was carried out with the local market, with high school mathematics teachers, and consultations with the ENEM 2022 database. The objective was to outline the profile of high school graduates in the municipality of Zé Doca-MA, analyzing whether effective mathematics skills and abilities meet the demands of the job market. An analysis, carried out from the perspective of the dialectics of a progressive education, was enriched with the perception of teachers working in teaching mathematics in high schools in the urban area of Zé Doca. The connection between school mathematics and its practice in the job market is highlighted as fundamental, and authors such as Lorenzato and Fiorentini point to the need to bring school mathematics closer to that practiced in the market. The dialectical materialist approach is defended as capable of enriching mathematics teaching, promoting a more comprehensive and meaningful training for students. In short, the work highlights the importance of understanding mathematics teaching as a political act, capable of promoting the student's comprehensive education and preparing them for the full exercise of their citizenship, especially in the context of work.
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THADEU ALVES DA SILVA JUNIOR
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O ESTUDO DA PROPORCIONALIDADE E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL
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Orientador : CELINA AMÉLIA DA SILVA
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Data: 31/05/2024
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No mundo atual, cada vez mais exigente, a imposição de competências básicas, que propiciem a progressão do saber, atitudes e habilidades, se faz necessária aos alunos para suas inserções como indivíduos socialmente e economicamente produtivos no decorrer de suas vidas. Tais habilidades cabe em parte à família, mas uma parte significativa é atribuída à docência, que tem a importante missão de estabelecer o elo entre o conhecimento e os discentes. A matemática é muitas vezes vista como disciplina que exige dos alunos um aprendizado que nem aos menos venha a ser utilizado, proporcionando assim um estudo forçado e sem aproveitamento, causando um obstáculo na transmissão dos saberes nessa área do conhecimento. Diante dessa problemática, focando no tema que é considerado eixo integrador de diversos outros e seu conceito está presente também em outras áreas, que é a “proporcionalidade matemática”, investigamos como seu estudo pode propiciar o desenvolvimento do raciocínio proporcional. Analisamos o que nos informa os documentos norteadores da educação segundo as leis, bem como a opinião de docentes de diferentes cidades dos estados do Piauí e do Maranhão sobre o tema, além de aplicar um questionário a alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental. A proporcionalidade matemática é percebida desde o Ensino Fundamental, está presenta nas atividades humanas e se mostra relevante no decorrer da história da humanidade. O tema proporcionalidade em seu conceito estabelece relação a vários outros conteúdos e também a outras ciências, se mostrando assim de grande importância não só no âmbito escolar como na vida dos seres humanos. Com essa observação, temos uma ferramenta, que é a associação de um conteúdo a situações do cotidiano, o que pode ser de grande valia para a compreensão dos alunos. De maneira teórica, visou-se apoio em autores como Maranhão e Machado(2011), Costa e Avellato(2015), Costa Júnior(2013), Garcez(2017) dentre outros que entendem que o conceito de proporcionalidade pode ser útil no estudo de vários outros temas. Com o resultado, observou-se que o raciocínio proporcional é visto como relevante no decorrer da história da matemática, e se mostra necessário para o estudante
em sua base educacional, bem como no progresso de seus estudos. Este trabalho ressalta a proporcionalidade em alguns pontos da história como o Papiro de Rhind e a Proporção Áurea, sua definição com o Teorema Fundamental da Proporcionalidade e diferentes maneiras de aplicação do raciocínio proporcional na resolução de situações problemas, como regra de três, redução à unidade e aplicação do Teorema fundamental da Proporcionalidade. Não buscamos aqui definir a melhor aplicação, ou mais objetiva, mais sim o desenvolvimento do pensamento proporcional. Constatou- se que de fato é importante na educação matemática a concepção do raciocínio proporcional, mas os resultados observados no desempenho dos alunos em alguns tipos de avaliações como por exemplo o PISA, não é satisfatório.
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VALMI GLAYSON CARVALHO MOREIRA
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ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma experiência com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental sobre o SAEB
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Data: 29/04/2024
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When discussing the teaching, learning and assessment of mathematics, educators and education professionals are placing an important focus on the quality of education provided to students. This suggests a commitment to ensuring that students acquire solid and meaningful knowledge in mathematics. Educators can implement strategies such as differentiated instruction, contextualization of mathematical concepts, use of diverse educational resources, collaborative teaching practices, and providing emotional and motivational support to students. These approaches can help promote more meaningful learning and overcome barriers students face in mathematics, with an emphasis on external assessments as well. In this context, this research seeks to answer the following question: how can problem situations involving digital technologies contribute to student learning in SAEB mathematics assessments? The general objective was to investigate the mathematical learning obtained when using activities that relate problem situations and digital technologies to solve SAEB mathematics items in elementary school. The present work developed didactic sequences for teaching mathematics focusing on the difficulties of students in the 9th year of elementary school, based on the results of the SAEB with a qualitative approach, based on field research. The data collection instruments were the school documents that guide the learning assessment; and our diary of observations of the activities that will be carried out. With this, it is concluded that there are dualities in the teaching of mathematics between traditional and innovative methods, what we noticed is that based on the study, students felt more motivated with technological resources and that there is always a need to have reflections on praxis teacher's pedagogical skills and that this can lead to better performance in external assessments, in addition to setting an example for other schools.
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VANKYS FERREIRA REIS
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TECNOLOGIAS ANALÓGICAS E DIGITAIS: construção dos Pontos Notáveis do Triângulo com Régua e Compasso e o software Geogebra.
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Data: 10/04/2024
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Nesta pesquisa nos propomos em analisar o emprego das Tecnologias Analógicas (Régua e Compasso) e Tecnologias Digitais (Geogebra), no ensino de Geometria Plana, especificamente, na construção dos Pontos Notáveis de um Triângulo, por meio das colaborações de Zuin (2001) e Almeida (2023) e como estes recursos didáticos colaboram com o processo de Ensino-Aprendizagem. Para concatenação dos dados colhidos, optou-se pela análise quali-quantitativa consubstanciada em Sousa e Kerbauy (2017), em virtude da captação de informações ter sido efetivada por meio de questionários subjetivos e objetivos, além da entrevista em grupo com os docentes da rede estadual de ensino do estado do Maranhão atuantes no Centro de Ensino no município onde se deu a pesquisa, Alto Alegre do Pindaré, e a oitiva discente no momento da realização das aulas que envolveram alunos de duas turmas da 1a série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no interior do estado, na citada cidade. Adjacentes ao tema principal, faremos um estudo sobre tópicos altamente relevantes para as conclusões obtidas, dentre os quais releve-se a apreciação sobre a Formação Continuada dos Professores de Matemática pela leitura dos trabalhos de Brosseau (2008). Nos textos de Libâneo (2017), teremos assertivas sobre o Planejamento Didático e a Educação Matemática terá como fonte de consulta D’Ambrósio (1996). O fulcro do presente trabalho reside em guarnecer professores e alunos acerca do entendimento sobre a eficácia e eficiência no que compete à utilização de um dos recursos ou de ambos será o objeto principal desse estudo, uma vez que se deseja o equilíbrio entre a prática docente e o desenvolvimento da aprendizagem discente.
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