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ADRIANO SOUSA DE FARIAS
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Laboratório de geometria: Aplicação do geoplano no ensino do cálculo e nas demonstrações de fórmulas de áreas das figuras planas.
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Data: 25/01/2019
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Ao iniciar as pesquisas sobre o que escrever nessa dissertação existia apenas a ideia de trabalhar algum assunto da matemática de forma lúdica, com os alunos, em que pudessem manipular material concreto para poder produzir conhecimento matemático. Assim foi dado início às pesquisas e foi percebido que existiam varias monograas, dissertações e artigos que abordavam esse assunto, mas a grande maioria delas, apenas ensinava como usar o material concreto, poucas o aplicavam na prática. Por isso resolvemos utilizar os materiais didáticos em sala de aula e analisar os efeitos dele na aprendizagem.
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ANTONIO WASHINGTON DOS SANTOS SILVA
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Conjuntos Numericos na Educação Basica:dos naturais aos complexos e suas aplicações matematicas
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Data: 16/10/2019
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O presente trabalho apresenta detalhes relevantes sobre os conjuntos numéricos que vão do conjunto dos números naturais aos complexos, mostrando partes históricas e um contexto dinâmico de cada conjunto, fundamentando estes argumentos com a fala de alguns matemáticos sobre os conjuntos numéricos. A dissertação tem como objetivo investigar a organização dos conjuntos numéricos e seus elementos, a partir da teoria dos conjuntos, mostrando sua importância na matemática e sua aplicação na Educação Básica. Os conjuntos possuem os elementos perfeitamente caracterizados e, dentre eles, foram estudados nesta pesquisa os conjuntos dos números Naturais (N), dos Inteiros (Z), dos Racionais (Q), dos Irracionais (I), dos Reais (R) e os Complexos(C). Por fim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina – Piauí, na intenção de verificar se os estudantes do último ano da Educação Básica apresentam os conhecimentos de conjuntos numéricos considerados essenciais para dar continuidade a aprendizagem de Matemática sem muitas deficiências; visto que, os conjuntos numéricos são um dos pré-requisitos chave para o bom entendimento dos conteúdos da matemática. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário aos alunos. As respostas foram tabuladas e analisadas a partir do referencial teórico e os resultados apontam que existem lacunas de conhecimentos que poderão atrapalhar o percurso formativo dos respondentes
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DIWEY MONTEIRO DOS SANTOS
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Uma proposta de introdução ao Cálculo, como facilitador na aprendizagem Matemática.
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Data: 26/04/2019
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Esta pesquisa busca defender uma proposta de inserção de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio de tal forma que seja facilitador da aprendizagem Matemática. As dificuldades existentes com a aprendizagem do ensino de Matemática na Educação Básica como foi constatado com os resultados de avaliações externas, como a Prova Brasil, o Enem(estas são oferecidas pelo Governo Federal) e o Mais Ideb(do Governo de Estado do Maranhão). Observamos também os altos índices de reprovação nos cursos de Cálculo nos anos iniciais das universidades brasileiras, motivam o tema deste trabalho. Nossa proposta consiste em fazer a introdução dos conceitos por meio de aulas extras em forma de minicurso realizado no contra turno com alunos da 2 a e 3 a série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Professora Maria Luiza Rodrigues de Sousa, distribuidas em 32 horas/aulas, oito módulos, durante o minicurso inicialmente será apresentado aos estudantes os conceitos básicos de Limite, Derivada e Integral, e também serão propostas atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, que a partir dos exercícios apresentados pelo professor tenham a capacidade de formular conceitos e definições para aprimorar seu conhecimento e relacionar o mesmo com seu dia-dia. Ao final de cada módulo será aplicado um questionário para avaliar o desenvolvimento dos alunos participantes, assim através destes questionários busca-se estabelecer o nível de crescimento para fazer uma comparação sobre as concepções dos estudantes antes e depois do minicurso. A partir da análise do resultado dessa experiência, chegaremos às conclusões que corroboraram as hipóteses feitas no transcorrer do trabalho. Dentre estas conclusões, mostramos que é perfeitamente possível tratar das idéias e conceitos do Cálculo no Ensino Médio e que esta abordagem, tem o potencial não somente de diminuir os grandes índices de reprovação verificados hoje nas disciplinas de Cálculo, no nível superior de ensino, mas também o de melhorar a qualidade do ensino de matemática do próprio Ensino Médio.
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FILLIPHE DE ALMEIDA LEITÃO
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Aritmética modular e suas aplicações: uma experiência de atuação no Ensino Básico
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Data: 20/12/2019
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O foco principal do trabalho é o Teorema Chinês dos Restos, apresentando os fundamentos e aplicações elementares, mostrando as utilidades do Teorema, priorizando a aplicação na Educação Básica e a importância teórica e prática para os alunos e professores que interessados num aprendizado aprofundado da Teoria dos Números. Para apresentar um melhor entendimento do Teorema Chinês dos Restos são abordados tópicos preliminares dos Números Inteiros, necessários para a construção do Teorema. As Equações Diofantinas e os Critérios de Divisibilidade são mostrados e solucionados por aplicações otimizadas das propriedades e dos resultados de Congruência. O Teorema é utilizado para resoluções de provas da OBMEP, da OBM e processos seletivos. O trabalho é um suporte para os professores e alunos que necessitam aprimorar seus estudos e pesquisas sobre os Números Inteiros e suas aplicações básicas.
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GEDILSON PACHECO PEREIRA
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Uma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básica
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Data: 16/10/2019
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A grande dificuldade apresentada pelos protagonistas do sistema educacional vigente, ou seja, professores e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória, foi o que nos motivou para a realização deste estudo; que tem dentre outros objetivos fazer uma reflexão pedagógica quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória. Elaboramos algumas propostas nas quais consideramos essenciais para o bom desenvolvimento deste conteúdo na educação básica. Levando em consideração a grande importância que a Análise Combinatória tem para o raciocínio lógico e cognitivo do aluno, apresentamos neste trabalho um pouco da sua história, fortalecendo ainda mais a sua grande importância para os dias atuais. Fizemos uma abordagem reflexiva sobre como o conteúdo de Análise Combinatória tem sido abordado nos ensino fundamental e Médio, no qual defendemos neste trabalho o não uso meramente de fórmulas matemáticas que na maioria das vezes são adotadas de forma mecânica, sem nenhuma ligação com a realidade do aluno, sem valorizar a capacidade de criação e produção. Apresentamos algumas atividades, e a partir delas percebemos a importância do trabalho em grupos, as interações múltiplas, as diferentes percepções que os alunos têm na hora de resolverem um problema, os conflitos que surgem, o alto nível de concentração estabelecido pela atividade proposta, a importância do lúdico na educação, a teoria do erro. O trabalho também reflete sobre a abordagem do conteúdo que é feita pelos livros didáticos, sua contextualização, como o conteúdo de Análise é trabalhado nos cursos de licenciatura em matemática.
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GIULIANO EDUARDO BATISTA CUTRIM
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FUNÇÃO QUADRÁTICA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NO LANÇAMENTO DE FOGUETE DE GARRAFA PET COM ALUNOS DO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO
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Data: 13/02/2019
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Este estudo teve por objetivo propor um método alternativo de ensino que possa facilitar o ensino-aprendizagem da Função Quadrática. A pesquisa aborda a aplicação da função quadrática modelando os fenômenos da natureza em experimentos com alunos em competições de lançamento de foguetes. A investigação quanto à sua abordagem é de natureza qualitativa por ter o ambiente natural como fonte de dados, por ter no pesquisador uma preocupação em conhecer como os fenômenos se manifestam e, ter consciência do seu papel na coleta dos dados. A metodologia utilizada foi a modelagem matemática, por se consideram uma metodologia ativa onde o aluno participa diretamente do processo, trazendo situações do cotidiano do aluno para a sala de aula. A questão de pesquisa norteadora deste estudo foi a modelagem dos fenômenos da natureza, a trajetória descrita por foguete de garrafa pet facilita a aprendizagem de Função Quadrática? Realizou-se um workshop com o propósito de desenvolver técnicas, habilidades e saberes com os alunos participantes da investigação permitindo que eles revisassem conteúdos e tivessem motivação para o estudo do objeto matemático em estudo. Durante o preparativo para o lançamento observou-se muito entusiasmo dos alunos e grande motivação. Após o experimento observou-se que o nível de compreensão do conceito de função por parte dos alunos possuía um cunho cientíco.
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IZANILSON SILVA LIMA
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APLICAÇÃO DA GEOMETRIA PARA O CÁLCULO DO MOMENTO DE INÉRCIA
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Data: 05/07/2019
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Apesar da matemática ter um importante papel na formação dos indivíduos, as avaliações do Ministério da Educação (MEC) tem mostrado um ensino brasileiro bastante defeituoso, principalmente em matemática. A Geometria é um dos assuntos dos quais os alunos têm mais diculdades. Apesar disso, apresentamos um estudo sistemático envolvendo geometria plana aplicada no cálculo de centro de massa e momento de inércia. Conceitos estes, cruciais para o entendimento do equilíbrio de um corpo.
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JALIO ARAUJO DA SILVA
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Cálculo Diferencial e Integral: Uma Abordagem no Ensino Médio
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Data: 28/02/2019
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Com a sistematização dos ingressos dos estudantes nas universidades através do ENEM, muitas escolas procuram trabalhar o tempo gasto do discente na resolução de questões. E, porque não utilizar o cálculo? Os educadores, em geral, possuem dificuldades em lidar com o cálculo, e suas diversas aplicações? Com isso, o Cálculo Diferencial e Integral, é uma ferramenta importantíssima para algumas resoluções de exercícios no âmbito da Matemática e Física. Este trabalho consiste na utilização do Cálculo Diferencial e Integral para mostrar aos alunos que é uma ferramenta otimizada em alguns casos e essencial para a vida como estudante seja secundarista ou como universitário. Utilizamos o Instituto federal do Maranhão campus Santa Inês, como o centro da pesquisa, nele foi feita uma explanação da definição de limites, derivadas e integrais com suas respectivas propriedades. Acreditamos ser possível propor melhorias sobre os benefícios da inserção do cálculo já no ensino médio. Espera-se que este trabalho estimule os educadores e educandos, sobre os desafios do ensino de forma mais significativa, e de novas abordagens no cotidianodas aulas.
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JOSE ALEXANDRE FERNANDES SOARES
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Aplicação das matrizes no processamento de imagens usando o software Scilab
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Data: 22/03/2019
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Vive-se em uma era digital e a informática se faz presente em nosso cotidiano tanto quanto a Matemática, assim esses dois segmentos fundamentais no cotidiano se fundiram para trazer mais qualidade de vida ao homem contemporâneo. Ultimamente, as técnicas de processamento de imagens digitais são empregadas para definir um grande número de problemas que demandam de métodos capazes de aprimorar a informação visual para análise e interpretação humana. Em síntese, pode-se compreender que este estudo tem como objetivo geral conhecer os aspectos das aplicações das matrizes no processamento de imagens utilizando o software Scilab para facilitar e ajudar o professor no ensino de matrizes no Ensino Médio. Visando alcançar os objetivos propostos, a metodologia a que se refere este estudo se dividiu em 2 fases. A primeira trata-se de revisão de literatura composta por pesquisas realizadas em livros de vários autores renomados como descritos na nossa referência. Na segunda parte será dado tratamento das imagens no banco de imagens através do programa Scilab. Utilizaremos filtros sobre as imagens e, consequentemente, analisar os resultados do comportamento dessas mesmas imagens.
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JOSE HAITO DE MOURA FILHO
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METODOLOGIAS ATIVAS: o uso de vídeo aula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicas
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Data: 10/05/2019
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Este estudo teve como objetivo contribuir com a prática docente do professor de matemática no âmbito de sala de aula através da metodologia ativa: A Sala de Aula Invertida. Utilizando vídeo aula como instrumento pedagógico procuramos aplicar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem em matemática na Educação Básica. Buscamos analisar as políticas públicas de formação do professor para o uso das TICs; contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada com a prática docente e vericar de que modo o professor de matemática pode organizar uma prática docente com o uso do vídeo aula. Buscamos, ainda, responder a seguinte pergunta investigativa: quais as possibilidades do professor da Educação Básica utilizar o vídeo aula como instrumento didático na organização da prática pedagógica para o ensino de matemática? A investigação tem uma abordagem qualitativa com intervenção, com a utilização de metodologias ativas de cunho descritivo e interpretativo.
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MARIO JOSE PEREIRA
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA:O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
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Data: 16/08/2019
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A escola tem um papel fundamental na contribuição do desenvolvimento de competências dos alunos para um mundo do conhecimento. A Educação Estatística nesse contexto, representa um segmento do saber humano essencial para desenvolver tais capacidades. Com a evolução da Ciência de forma rápida e profunda nos últimos séculos, na educação também transformações aconteceram e, portanto, a forma de ensinar e aprender, passaram por aprimoramentos. Este estudo tem como finalidade analisar as contribuições de uma sequência didática utilizando metodologias ativas no ensino de estatística onde estabeleceu-se objetivos e os conteúdos que os alunos deveriam mobilizar para a resolução das atividades aplicada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Luís – MA. O resultado do trabalho mostrou a dificuldade que os alunos ainda apresentam na interpretação e resolução de problemas que envolvem mais do que simples resoluções algébricas.
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MICHEL SILVA MARQUES
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A MATEMATICA FINCENIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O DESENVOLMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
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Data: 19/12/2019
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O um dos desafios do professor de matemática da Educação Básica é transmitir o conhecimento financeiro com auxílio da matemática financeira, transformando o conteúdo de sala de aula em algo vivenciado pelo aluno no dia a dia. Este presente trabalho propõe apresentar a matemática financeira não de forma pontual, mas de forma transversal com temas mais usuais do ensino médio, como o estudo das funções e progressões que são insumos essenciais na modelagem matemática na área financeira, como sugere a Base Nacional Curricular (BNCC). Além dessa proposta será exposto como a matemática financeira contribui para o letramento financeiro para a construção do cidadão mais consciente financeiramente, e para isso, foi elencado problemas do ENEM com alternativas de soluções e uso de tecnologias digitas. Nesse processo de aprendizado a matemática financeira faz parte da Educação Financeira, ou seja, ela sozinha não forma o aluno com capacidade de tomada de decisão financeira mais assertiva, mas o capacita a ter uma visão mais crítica sobre a evolução do dinheiro no tempo e alternativas sobre soluções de problemas de finanças no que condiz ao gerenciamento financeiro. Para conhecer melhor o quão a matemática financeira é vivenciada pelo professor e aluno, foi desenvolvido uma pesquisa envolvendo os professores que participam ou participaram do programa do PROFMAT e de seus alunos com intuito de mapear principalmente de domínio de matemática financeira do aluno.
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NATANAEL CARVALHO SOUSA
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CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ÁREA E VOLUME NO ENSINO BÁSICO: VÍDEOS DO COTIDIANO, DEDUÇÕES E DEMONSTRAÇÕES
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Data: 05/04/2019
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O presente trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática que aborda área e volume dos principais polígonos e poliedros. É apresentada uma abordagem alternativa que integra cotidiano e a temática criando uma sequência didática que envolve os alunos na produção de vídeos em situações do cotidiano, em deduções e demonstrações de proposições que modelam situações e resolvem problemas de geometria aplicada. O trabalho foi realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Brejo, Maranhão, destacando o interesse dos alunos e assimilação dos conteúdos
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Nathanael de Sousa Barreto
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Resolução de problemas: A conexão entre matemática e física por meio da função afim e quadrática.
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Data: 25/01/2019
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Um dos vários desaos do educador contemporâneo é proporcionar uma educação signicativa ao aluno e nesse sentido a metodologia usado pelo professor é de fundamental importância para que os objetivo sejam alcançados. Assim, o presente trabalho tem como meta mostrar os vários benefícios propostos pela metodologia da resolução de problema através da função am e quadrática. A pesquisa ainda utiliza a conexão entre matemática e física, como fator importante na compreensão de alguns movimentos, e tem essa relação como motivação para o aluno prosseguir com o estudo da matemática. A pesquisa foi realizada na escola estadual C. E. Nina Rodrigues no município de Anajatuba-MA com alunos de 1a e 3a série do ensino médio. Por meio da resolução de problemas, a pesquisa mostrou como a metodologia é benéca a educação quando através da mesma pôde alcançar uma variedade de objetivos como: conexão entre matemática e física, uma melhor interpretação dos textos, conectar a matemática ao mundo real, motivar o estudo da matemática, associar o conteúdo em situações problemas contextualizadas.
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ROGÉRIO LIMA SOUSA
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REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE VETORES |
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Data: 13/02/2019
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Este trabalho tem como tema utilização dos registros de representação semiótica como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores, trata-se de um experimento com alunos do 2o ano do ensino médio, onde procuramos identicar as diculdades dos mesmos referente ao tema citado, através dos registros de representação semiótica, e oferecer uma proposta didática que facilite o aprendizado. Utilizamos em aulas expositivas a teoria de Raymond Duval, aplicamos algumas atividades e exploramos as representações dos vetores em várias situações. O trabalho foi dividido em etapas, na primeira a turma foi submetida a um teste diagnóstico e após análise do mesmo constatamos a quase total ausência de conhecimento prévio sobe vetores, suas representações e propriedades. A segunda etapa consistiu de aulas expositivas onde apresentamos os vetores em termos de coordenadas denindo suas operações e apresentamos suas propriedades despertando assim o interesse dos alunos por este novo objeto. Na terceira etapa zemos a experimentação e nalmente passamos a analisar as respostas dos alunos às questões propostas dando ênfase às conversões entre os registros distintos e ao tratamento dentro de um mesmo registro o que nos permitiu identicar di- culdades e apresentar uma sequência didática que por sua vez torne o aluno protagonista do seu aprendizado. Este estudo tem uma abordagem qualitativa com embasamento na metodologia da engenharia didática. A questão que norteou este trabalho foi: como os registros de representações semiótica contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de vetores? Após o experimento percebeu - se que os alunos que transitaram entre os diversos tipos de representações tiveram um melhor desempenho.
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WALDYR COLLARES COSTA NETO SILVA
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A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS: uma abordagem no ensino fundamental
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Data: 16/10/2019
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Este trabalho tem como objeto de estudo “a contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental”. O entendimento de que os saberes matemáticos a partir da história da matemática, enquanto parte do currículo da educação nacional, contribuem para o desenvolvimento dos alunos levaram a inquietações que deram origem a pesquisa. Dessa forma, a hipótese que defendemos neste estudo é investigar a contribuição da história da matemática na formação da cidadania destacando elementos que propiciem a formação cidadã do educando. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar se a história da matemática é abordada no Ensino Fundamental; Investigar as filiações metodológicas dos professores na abordagem dos conteúdos de matemática e identificar na história da matemática, elementos que propiciem a formação da cidadania do educando. Teoricamente, a investigação foi embasada nos documentos que fundamentam a educação básica, tais como PCN (1997, 1998), DCN (2001), BNCC (2017) e LDB (1996) e nos autores D’Ambrósio (2012), Mendes (2001), Pitombeira (2010), Bicudo (1999), Boyer (2012), Eves (2004), Fossa (2001), Maranhão (2019), Lorenzato (2006) e Monteiro e Junior (2001). Metodologicamente, a pesquisa está inserida numa perspectiva qualitativa. A opção metodológica adotada como instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários para professores e alunos. No que se refere aos resultados da pesquisa, entende-se que os professores e alunos consideram a história da matemática importante para a construção de saberes destacando-a como um elemento facilitador de aprendizagens matemáticas, pois é por meio dela que é possível fazer um resgate das origens das primeiras ideias de construção matemática até a matemática atual, além de conhecer as culturas dos povos que desenvolveram tal ciência e que isso são fatores importantes para a construção da cidadania dos educandos da educação básica, com foco nos alunos de 6º ao 9º ano.
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WESLLEY JONH BARROS SILVA
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Construções Geométricas com Régua e Compasso.
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Data: 29/03/2019
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A aprendizagem de geometria, na maioria das vezes tratada de forma tradicional com alunos sendo sujeitos puramente passivos, faz com que essa aprendizagem não seja significativa para o aluno, dessa forma o mesmo não guarda as informaçoes trasmitidas em sala, por muito tempo. Nesse trabalho será exposto, por meio de uma proposta do uso de construçoes geom étricas com regua e compasso, que é possivel melhorar a compreençãao eassimilação dos conteudos de geometria. Para isso foi feito um minicurso com 20 alunos de 8 ◦ ano com uma analise qualitativa das resoluçoes das atividades propostas no apendice D e dos questionarios dos apendices A e B aplicados aos alunos, concluindo que houve uma melhora significativa na assimilacao dos conteudos propostos assim como uma motivaçãao maior em participar das aulas. Foi observado tambem que os alunos que não gostavam de matematica, participaram ativamente das aulas com construçoes geometricas, estimulados pelo prazer do exito em suas atividades e pela possibilidade de encontrar solucao para problemas posteriores com um maior nível de dificuldade.
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