Concentration area
Doctorate
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO
Research Lines :
› DINÂMICA DA NATUREZA E CONSERVAÇÃO
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO- Aborda os temas específicos sobre os aspectos que compõem a natureza, por meio de estudos em Geomorfologia, Pedologia, Bacias Hidrográficas, Planejamento e Conservação ambiental. Fundamenta-se em teorias gerais da abordagem físico-ambiental da natureza, contemplando a análise das paisagens, o mapeamento de fenômenos geográficos, o desenvolvimento de técnicas e métodos específicos da análise ambiental, além de favorecer pesquisa em escala regional e local. Atende às necessidades de fundamentação ao planejamento e gestão dos recursos, sobretudo aqueles causadores de conflitos de uso, como a água por exemplo.
› DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS, MODERNIZAÇÕES E DESIGUALDADES
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO- Analisa os usos do território no mundo contemporâneo, problematizando os nexos entre os processos de modernização (seletivos e contraditórios), os impulsos globais e a produção de desigualdades sociais e ambientais a partir da problematização da dimensão espacial da vida. Trata-se de um esforço em busca de um novo significado para o termo modernização, que dê conta de enfrentar os problemas sociais, culturais e ambientais, projetando usos menos desiguais do território, comprometidos com os lugares e com os sujeitos que os constituem, por meio de abordagens que abarcam questões com a dinâmica do espaço rural, conflitos socioespaciais, turismo, planejamento urbano e regional.
Master's degree
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO
Research Lines :
› DINÂMICA DA NATUREZA E CONSERVAÇÃO
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO- Aborda os temas específicos sobre os aspectos que compõe a natureza, através de estudos em Geomorfologia, Pedologia, Bacias Hidrográficas, Planejamento e Conservação ambiental. Fundamenta-se em teorias gerais da abordagem físico-ambiental da natureza, contemplando a análise das paisagens, o mapeamento de fenômenos geográficos o desenvolvimento de técnicas e métodos específicos da análise ambiental, além de favorecer pesquisa em escala regional e local. Atende as necessidades de fundamentação ao planejamento e gestão dos recursos, sobretudo aqueles causadores de conflitos de uso, como a água por exemplo.
› DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS, MODERNIZAÇÕES E DESIGUALDADES
GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO- Estrutura-se a partir dos temas específicos da produção do espaço na contemporaneidade, observando as práticas sócio-espaciais no urbano e no rural, geradoras de novos ordenamentos urbanos, criando múltiplas faces nas cidades que merecem ser investigadas diante da necessidade de pensar um espaço igualitário, acessível, com valorização do sujeito social. No rural a produção do espaço, deve ser entendida sob o ponto de vista da integração com o urbano e inserção da população rural nos novos processos econômicos instalados nesta área e seus efeitos sobre o mercado de trabalho, a produção de novas territorialidades e os problemas agrários.
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1