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Promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o “I Seminário sobre Avaliação na Educação”, marcado para o dia 02 de dezembro de 2019 e intitulado ”Das Políticas Públicas de Avaliação à sala de Aula”, é fruto de estudos e pesquisas da primeira turma de mestrado da disciplina Avaliação da Educação Básica, ministrada pela Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes, cujo objetivo é discutir os sistemas de avaliação da Educação Básica ao Ensino Superior, refletindo seus efeitos nas salas de aula e observando a concepção de “qualidade na educação” expressa nos “hankings” resultantes das avaliações em larga escala realizadas no Brasil nas últimas décadas. O desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação é um fenômeno bastante recente, e por isso mesmo, pouco analisado em sua diversidade, complexidade e limites.
De maneira geral, os sistemas nacionais de avaliação apresentam-se como um instrumento de gestão do sistema escolar. Um instrumento bastante poderoso e arriscado, na medida em que sinalizam padrões de aprendizagem que a escola básica deve assumir como seu objetivo, e mostram se os ganhos de qualidade do sistema educacional estão socialmente bem distribuídos. Nessa direção, convidamos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, pesquisadores e estudantes para discutirmos sobre essa que é uma temática fulcral para o entendimento do cotidiano escolar.
As inscrições estão disponíveis para docentes da rede municipal, docentes da rede estadual, alunos de graduação ou de pós-graduação. As inscrições são gratuitas, então não perca a oportunidade e venha conversar com a gente!
Data do Evento: 02 de dezembro de 2019
Data da publicação: 19 de novembro de 2019
Local: Auditório do CECEN – Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 – Bairro Jardim São Cristóvão, São Luís – MA
Link da matéria na página do Programa: https://www.ppge.uema.br/?p=773
O evento é organizado Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade na Educação Básica (GPQe), o qual tem como membros alunos do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)/UEMA sendo liderado pela Professora Dra. Albiane Oliveira Gomes, docente do PPGE e idealizadora do evento. A temática dessa edição, intitulada “Sobre planejamento e qualidade na educação básica no séc. XXI”, propõe incitar a discussão e o debate politizado acerca do Planejamento e da Qualidade das Políticas Educacionais voltadas à educação básica implementadas no Brasil e, em particular, no Maranhão.
Para inscrições e detalhes da programação, acesse II INTERLOCUÇÕES.
Data do Evento: 03 de setembro de 2019
Data da publicação: 17 e 18 de outubro de 2019
Local: Auditório do CECEN – Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 – Bairro Jardim São Cristóvão, São Luís – MA
Link da matéria na página do Programa: https://www.ppge.uema.br/?p=577
Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 o Programa de Pós-Graduação em Educação promoverá o I Colóquio em Gestão e Avaliação da Educação Pública. O evento terá a participação do Dr. José Vieira de Sousa, professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, atualmente atuando como Líder do Grupo de Estudos Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/FE/UnB).
O Evento consiste de significativa relevância, por representar um espaço de discussão, construção e reflexão da política e da gestão da educação pública brasileira. De igual modo, promoverá o diálogo sobre as pesquisas e a produção científica no âmbito da academia.
Link para inscição: Increva-se no I COLÓQUIO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Data do Evento: 26 e 27 de setembro de 2019
Data da publicação: 21 de agosto de 2019
Local: Auditório do CECEN – Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 – Bairro Jardim São Cristóvão, São Luís – MA
Link da matéria na página do Programa: https://www.ppge.uema.br/?p=506
Aconteceu nesta terça-feira, 04 de junho, o “I Seminário de Ideias Pedagógicas brasileiras: pensadores e a educação”. O evento foi uma proposta da Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte por meio da disciplina “Práticas Pedagógicas Contemporâneas” da I turma do Mestrado Profissional em Educação. Na ocasião, os mestrandos discutiram com a comunidade acadêmica a trajetória e o legado intelectual dos principais educadores brasileiros, como Paulo Freire, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro.
Data do Evento: 04 de junho de 2019
Data da publicação: 05 de junho de 2019
Local: Auditório do CECEN – Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 – Bairro Jardim São Cristóvão, São Luís – MA
Link da matéria na página do Programa: https://www.ppge.uema.br/?p=308
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta sexta (15/03), a Aula Inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação. O curso inicia dia 18 de março, com aulas de segunda a sexta (turno matutino), no prédio do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).
Participaram do momento, a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UEMA, Profa. Dra. Rita Seabra; o Coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque; a Coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Lucia Cunha Duarte; e a Diretora do CECEN, Profa. Dra. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho.
Tendo como foco a educação básica, e como objetivo atender as demandas formativas de profissionais da área, o curso conta com profissionais de licenciatura, professores da educação básica, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores escolares e de sistemas de ensino, públicos e privado. Profissionais que desejam aprimorar e ampliar os conhecimentos nessa área, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação.
“Trabalhamos desde 2015 em prol dessa proposta. Em 2018 conseguimos a aprovação. Uma vitória, um marco. Somos cientes dos perversos indicadores sociais e educacionais, nos defrontamos com um quadro de profissionais que precisam urgentemente construir esse referencial teórico, prático e crítico na sua formação. Sabemos que os cursos de graduação, a formação inicial, não tem sido suficiente para enfrentar os problemas que as escolas públicas e o sistema de ensino apresentam. Então, o mestrado vem exatamente com esse propósito de interferir decisivamente dentro desse quadro, contribuindo para a formação desses profissionais para que tenham a condição de interferir dentro dess dita realidade problemática em que se encontra o Estado do Maranhão”, disse o Coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Severino Albuquerque.
“O mestrado vem com o ideário de se constituir num programa de pós-graduação, que haverá de avançar para um doutorado daqui a quatro anos, com a avaliação da CAPES. E aqui nós estamos cientes de que temos um quadro de professores aguerrido e compromissado para ajudar a Universidade nesse processo” de acordo com o coordenador.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UEMA, Profa. Dra. Rita Seabra, destacou que “os selecionados tem muitos compromissos com o curso e com as instituições de onde vieram, com forma de transformar uma realidade com as ferramentas do curso. Uma responsabilidade grande para cada um. Então, o desejo é de muito sucesso”.
Ela, ainda, aproveitou a oportunidade para citar o PROQUALIT. “O programa tem o objetivo de apresentar os resultados e números a respeito do crescimento de publicação de artigos científicos, programa de pós-graduação, bolsas de mestrado e doutorado, além de capacitações recursos e inovações dos programas de pós-graduação”.
Na ocasião, ainda, houve palestra com o tema “Gestão Educacional e Formação de Professores: Desafios e Resiliências”, ministrada pela Dra.Elisângela Scaff, da Universidade Estadual do Paraná (UFPR).
Por: Paula Lima
Editado por: Isabella Veloso
Fotos: Rafael Carvalho
Data do Evento: 15 de março de 2019
Data da publicação: 20 de março de 2019
Local: Auditório do CECEN – Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 – Bairro Jardim São Cristóvão, São Luís – MA
Link da matéria na página do Programa: https://www.ppge.uema.br/?p=247