Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR BRENO BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR BRENO BARBOSA DE SOUSA
DATA: 27/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPDSR
TÍTULO:

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Uma análise de dados sobre o acesso, dinâmica e estrutura no município de São Luís – MA de 2014 a 2018.



PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura. PNAE. São Luís.


PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO:

 A presente pesquisa tem por objetivo analisar o acesso, a dinâmica e a estrutura do PNAE mediante o controle de dados exercido em São Luís de 2014 a 2018. A escolha do município de São Luís como recorte espacial para a pesquisa deve-se ao fato do município contar com a maior participação no PNAE se comparado ao estado do Maranhão. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o Materialismo Histórico e Dialético como fundamento teórico-metodológico e o levantamento de dados secundários essenciais, levando em consideração os métodos de representação e distribuição do espaço geográfico conjuntamente aos métodos estatísticos e geoestatísticos. A fome ainda é um problema e não temos estimativa, para quando deixará de ser um obstáculo para a humanidade e o PNAE foi instituído em 1979, com o propósito de contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Diante desse contexto da fome, mensuramos a importância das modificações na estrutura do PNAE para atender com alimentação nas escolas crianças e adolescentes. No que se refere a cidade de São Luís, analisamos teoricamente a forma multifacetada às transformações no tempo e no espaço ao longo dos anos e a exemplo disso, é o avanço urbano em São Luís que está indo cada vez mais em direção ao rural, principalmente por conta da instalação de grandes empreendimentos capitalistas. Portanto, os laços e os braços firmados do Estado com o grande Capital colocam entraves que afetam a execução do PNAE e isso fica claro, quando falamos nos privilégios exercidos pelo setor agrícola economicamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 8012 - ITAAN DE JESUS PASTOR SANTOS
Interno - 70763 - JOSÉ SAMPAIO DE MATTOS JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 23/12/2019 11:46
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1