Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR BRENO BARBOSA DE SOUSA

DISCENTE: IGOR BRENO BARBOSA DE SOUSA
DATA: 27/12/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPDSR

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Uma análise de dados sobre o acesso, dinâmica e estrutura no município de São Luís – MA de 2014 a 2018.

Agricultura. PNAE. São Luís.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o acesso, a dinâmica e a estrutura do PNAE mediante o controle de dados exercido em São Luís de 2014 a 2018. A escolha do município de São Luís como recorte espacial para a pesquisa deve-se ao fato do município contar com a maior participação no PNAE se comparado ao estado do Maranhão. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o Materialismo Histórico e Dialético como fundamento teórico-metodológico e o levantamento de dados secundários essenciais, levando em consideração os métodos de representação e distribuição do espaço geográfico conjuntamente aos métodos estatísticos e geoestatísticos. A fome ainda é um problema e não temos estimativa, para quando deixará de ser um obstáculo para a humanidade e o PNAE foi instituído em 1979, com o propósito de contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Diante desse contexto da fome, mensuramos a importância das modificações na estrutura do PNAE para atender com alimentação nas escolas crianças e adolescentes. No que se refere a cidade de São Luís, analisamos teoricamente a forma multifacetada às transformações no tempo e no espaço ao longo dos anos e a exemplo disso, é o avanço urbano em São Luís que está indo cada vez mais em direção ao rural, principalmente por conta da instalação de grandes empreendimentos capitalistas. Portanto, os laços e os braços firmados do Estado com o grande Capital colocam entraves que afetam a execução do PNAE e isso fica claro, quando falamos nos privilégios exercidos pelo setor agrícola economicamente.

Presidente(a) - 8012 - ITAAN DE JESUS PASTOR SANTOS
Interno - 70763 - JOSÉ SAMPAIO DE MATTOS JÚNIOR