Notícias

Banca de DEFESA: IZAMARA NUNES SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZAMARA NUNES SOUSA
DATA: 24/06/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Prédio da Pós-graduação (Anexo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA)
TÍTULO:



O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E OS DESAFIOS PARA A AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL.


PALAVRAS-CHAVES:



Assistência Social. Trabalho do assistente social. Projeto Ético Político Profissional do Serviço Social.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

Este estudo aborda algumas mudanças no mundo do trabalho e as consequências para o assistente social enquanto trabalhador assalariado e implicações destas mudanças no campo da Assistência Social. Em todo o estudo parto da centralidade da categoria trabalho enquanto forma explicativa de análise, a qual foi fundamental para apreensão da configuração das condições de trabalho em que estão inseridos os assistentes sociais em Paço do Lumiar- MA. Destaca a Política de Assistência Social, área de maior inserção do assistente social, a qual com a implantação do SUAS amplia as oportunidades de trabalho para o assistente social. Analisa, neste aspecto, que apesar da expansão de alguns equipamentos sociais como CRAS e CREAS e, consequentemente, a inserção dos assistentes sociais nos mesmos, há uma ampla precarização do trabalho do assistente social e das condições em que este trabalho se realiza, que na verdade expressam os dilemas de um contexto social mais amplo de desmonte de direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora.  Aponta a partir da pesquisa de campo realizada com as assistentes sociais dos CRAS e CREAS de Paço do Lumiar algumas conclusões, tais como: o assistente social, como um profissional que trabalha com as diversas expressões da questão social sofre direta ou indiretamente com os rebatimentos do capital, especialmente no que se refere às suas condições de trabalho e ao trabalhar com as Políticas Sociais, dentre elas a Assistência Social que, inseridas na programática neoliberal sofrem cortes profundos e são deslocadas de uma ótica do direito para uma ótica compensatória. Aponta, também, que apesar dos avanços da Política de Assistência Social, principalmente em termos legais, a partir da Constituição Federal, esta na atual conjuntura, tem assumido uma centralidade para enfrentamento das expressões da questão social como resposta para a desigualdade social. Conclui, também, que o Projeto Ético Político do Serviço Social é fundamental para a profissão pois norteia a prática profissional na perspectiva dos direitos da classe trabalhadora. No entanto, por ter princípios que vão na contramão da atual conjuntura, as assistentes sociais de Paço do Lumiar- MA consideram que a efetivação deste no cotidiano profissional é um desafio. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEONICE CORREIA ARAUJO - UFMA
Presidente - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO - UEMA
Interno - 70763 - JOSÉ SAMPAIO DE MATTOS JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 24/06/2019 09:21
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1