Banca de DEFESA: DAMIÃO SOLIDADE DOS SANTOS

DISCENTE: DAMIÃO SOLIDADE DOS SANTOS
DATA: 24/10/2017
LOCAL: SALA DE AULA DO PPDSR

OS PROCESSOS FORMATIVOS POR ALTERNÂNCIA DOS JOVENS RURAIS E SUAS ATUAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL:  o caso das EFA’s do município Lago do Junco – Maranhão.

Pedagogia da Alternância. Desenvolvimento. Agroecologia

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária

Este estudo trata dos processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local nas EFA’s do município Lago do Junco, Maranhão. Adotou-se a metodologia baseada em um estudo de caso que permite uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando as contribuições da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, realizou-se entrevistas semiestruturadas, que foram respondidas pelos/as egressos (as) das EFAs. Verificou-se que a maioria dos jovens rurais tem uma compreensão bem fundamentada sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. A principal dificuldade encontrada pelos jovens, suas famílias e as comunidades a que pertencem após sua formação de nível fundamental ou médio, é o acesso as políticas públicas voltadas para a juventude. A maioria atua em organizações dos (as) agricultores (as) e continuam vinculados ao campo. Conclui-se que o Projeto Educativo da Escola Família Agrícola, fundamentado na Pedagogia da Alternância é eficiente e alcança seus objetivos via processos formativos para jovens rurais visando uma formação integral e o desenvolvimento local. Tendo por base a luta pela terra e para permanecer na terra pelos os/as camponeses/as desenvolveram diversas estratégias de organização, entre uma delas a Educação do Campo cada vez mais permeada nos princípios e práticas agroecológicas. O desenvolvimento local é um dos princípios fundamentais, sendo uma das finalidades buscadas pelo processo formativo. A Agroecologia é uma temática que tem cada vez mais ocupado espaço nas EFA´s e tende a se consolidar como um dos eixos principais da Pedagogia da Alternância. A pesar que  a Pedagogia Alternância é de origem francesa as primeiras experiências no Brasil se inspiraram na Escola da Família Rural desenvolvida na Itália.

Externo ao Programa - 1479179 - ARIADNE ENES ROCHA
Presidente - 2500445 - ISAAC GIRIBET BERNAT