Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍSA AMANDA OLIVEIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍSA AMANDA OLIVEIRA DE SOUSA
DATA: 27/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma google Meet
TÍTULO:

A COMUNIDADE TRADICIONAL DO MARACANÃ NA ROTA DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: OS EFEITOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV)


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade do Maracanã. Expansão Urbana. Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO:

Este trabalho investiga o processo de expansão urbana da cidade que tem impactado as vivências na comunidade tradicional do Maracanã, localizada na zona rural de São Luís, Maranhão, que vem sofrendo uma série de problemas socioambientais decorrentes da construção de conjuntos do Programa Minha Casa Minha Vida. Os processos de devastação e o adensamento populacional da área do Maracanã produziu uma nova ordem de conflitos, que reconfigurou o espaço, trazendo consigo novos desafios aos antigos moradores. Tal processo vem sendo conduzido pelo setor imobiliário com o consentimento do poder público, o que tem reconfigurado o espaço e trazido novos desafios para a comunidade. Frente a isso, as questões que motivam esta pesquisa são: quais efeitos foram produzidos pelo processo de urbanização, impulsionado pelo PMCMV, sobre a Comunidade Tradicional do Maracanã? Qual a dinâmica territorial entre moradores antigos e novos moradores após a instalação do PMCMV na área? Como o poder público tem conduzido a política habitacional? Quais os interesses da iniciativa privada ao se estender sobre a Zona Rural de São Luís? Qual o olhar da Comunidade acerca das mudanças produzidas a partir do PMCMV? Quais os modelos de natureza estão em disputa nesse contexto? A investigação traz como perspectiva teórico-metodológica a estratégia de escuta (MIGNOLO, 2003), que consiste em ouvir as diferentes vozes envolvidas nos processos que produzem as mudanças. Portanto, a comunidade tradicional do Maracanã enfrenta as ameaças a sua existência física e cultural, reafirmando o seu modo de viver e denunciando a perversidade da lógica econômica neoliberal do Estado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6701 - ROSIRENE MARTINS LIMA
Interno - 7099 - MARIVÂNIA LEONOR SOUZA FURTADO
Externo à Instituição - JOAQUIM SHIRAISHI NETO - UFMA
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 11:01
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1