Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOINA MARIA MOURA REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOINA MARIA MOURA REIS
DATA: 30/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma google Meet
TÍTULO:

Pensar a cidade de São Luís na perspectiva de gênero: uma análise do planejamento urbano nos espaços públicos requalificados pelo Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís.


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero; inclusão de gênero; acesso a cidade; espaços públicos; planejamento urbano


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Esta pesquisa parte do entendimento de que as relações de dominação de gênero, bem como as relações sociais, se materializam na formação do espaço urbano. E o resultado disso é a forma desigual em que as mulheres acessam os espaços urbanos, equipamentos, serviços e oportunidades. Nesse contexto, cabe refletir: que fatores qualificam os espaços públicos que integram o Programa Municipal de Revitalização do Centro Histórico de São Luís para atenderem as necessidades e anseios de gênero, fomentando a presença da mulher e seu poder sobre esse espaço urbano? Utilizando a experiência da execução do programa realizado pela prefeitura de São Luís através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  como recorte espacial do território da área central entre os anos de 2016 a 2022 para analisar a qualidade das intervenções urbanas no centro histórico da capital maranhense, quanto a perspectiva de gênero. Neste sentido, é apresentada uma reflexão crítica sobre o impacto do sistema patriarcal na formação das cidades e no cotidiano das mulheres e seu acesso aos espaços urbanos contemporâneos. Compreendendo a perspectiva de gênero dentro do recorte espacial estabelecido, avaliando os instrumentos de planejamento urbano utilizados  pelo programa como ferramentas inclusivas no território. E da análise das intervenções realizadas nos espaços públicos pela perspectiva de equidade de gênero, funcionalidade e empoderamento das mulheres afetadas diretamente através da percepção das mulheres que utilizam esses espaços. Considerando o debate de gênero na perspectiva materialista, buscando nas premissas marxistas o aporte necessário para a discussão. Utilizando autores como Henri Lefebvre, Jane Jacobs e Flávio Villaça e suas reflexões sobre espaço, cidade e estrutura territorial. E da conceitualização de gênero, patriarcado e desigualdades presentes nas análises de Judith Butler, Heleieth Saffioti, Teresa Di Lauretis e Michel Foucault.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6240 - GRETE SOARES PFLUEGER
Interno - 6966 - NEUZELI MARIA DE ALMEIDA PINTO
Externo à Instituição - RAQUEL GOMES NORONHA - UFMA
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 14:58
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1