Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYLLANNE REBECCA PEREIRA FILGUEIRAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYLLANNE REBECCA PEREIRA FILGUEIRAS
DATA: 29/03/2022
HORA: 16:30
LOCAL: PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE Meet
TÍTULO:


Organização política e resistência dos trabalhadores rurais em Santa Quitéria - Bacabeira-MA - em face da implantação de grandes projetos de desenvolvimento na região.


PALAVRAS-CHAVES:

organização política; resistência; consciência de classe; trabalhadores rurais; projetos de desenvolvimento


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A presente dissertação expõe os resultados da pesquisa sobre a temática “organização política e resistência dos trabalhadores rurais em Santa Quitéria – Bacabeira –Ma”. Analisa os projetos de desenvolvimento industrial na comunidade de Santa Quitéria- Bacabeira-Maranhão, em face da implantação de grandes projetos de desenvolvimento na região, destaca as implicações desses projetos na vida dos trabalhadores rurais do município e analisa a organização e resistência dos trabalhadores rurais da comunidade na luta pela terra. Para tanto, fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, com destaque em categorias históricas e conceituais pertinentes ao objeto de estudo (organização, resistência e consciência de classe) e inseridas no quadro de referência teórico-metodológico utilizado na pesquisa realizada, para fins desta dissertação. Analisa a lógica de implantação de grandes empreendimentos nos países periféricos, evidenciando a política de desenvolvimento no Brasil e sua relação de dependência com países hegemônicos no processo de expansão do capital. Contextualiza os conflitos e a luta pela terra no Brasil, notadamente no Maranhão, como uma questão histórica, passada e presente, das classes sociais. Destaca, também, o processo de expansão dos projetos empresariais financiados por verbas federais e transnacionais que anunciam a dinamização e modernização no município de Bacabeira, local de implantação da Refinaria Premium I e a particularidade do povoado Santa Quitéria. Esses projetos, desconsideram o modo de vida e de trabalho dos trabalhadores de Santa Quitéria e, principalmente, o seu direito à terra. Por fim, analisa as formas de expressão da consciência da classe trabalhadora nas suas organizações e lutas políticas, centralizando a discussão na organização e resistência dos trabalhadores rurais de Santa Quitéria e destacando diversas táticas utilizadas pelos trabalhadores, na luta pela terra como necessidade histórica e de sobrevivência. Nesse contexto, evidencia que a organização é um processo político de resistência da classe trabalhadora, contra as ofensivas do grande capital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO - UEMA
Interno - 730.629.953-00 - KARÊNINA FONSECA SILVA  - FP
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 14:38
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1