Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRY SERRA CASTELO BRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRY SERRA CASTELO BRANCO
DATA: 10/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE Meet
TÍTULO:



NA ROTA DOS QUILOMBOS DE GUAXENDUBA: PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E TERRITORIALIDADES DA COMUNIDADE SANTA MARIA, EM ICATU, MA.


PALAVRAS-CHAVES:



Desenvolvimento; Comunidades Quilombolas; Territorialidades específicas; Santa Maria de Guaxenduba.

 


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

Nessa dissertação objetiva-se analisar os projetos de desenvolvimento local: Rota Quilombola de Guaxenduba, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), vinculada ao Governo do Estado do Maranhão e a Rota Guaxenduba, proposto pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX), da Universidade Estadual do Maranhão, através de suas propostas e intervenções na comunidade quilombola de Santa Maria de Guaxenduba, em Icatu- MA. Tais projetos propõem o desenvolvimento local por meio de conceitos que não fazem parte da atual configuração produtiva da comunidade, enquanto a Rota gerida pela SEIR preconiza por um modelo agrícola mais tecnológico, a Rota conduzida pelo LABEX investe no turismo de base comunitária (TBC). A comunidade de Santa Maria de Guaxenduba possui na pesca a atividade que mais desperta o interesse nos moradores, por ser amplamente realizada e representar a principal fonte de receita desse lugar. Discutir-se-á aqui ainda as conflitualidades entre as pretensões desses projetos e as demandas e particularidades socioprodutivas, territoriais e culturais da comunidade. A instrumentação teórica que conduziu esse trabalho foi o método do materialismo histórico e dialético, e os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram: o levantamento e análise sobre a temática a ser discutida, sobre Icatu e a comunidade de Santa Maria e sobre categorias associadas à pesquisa, tais como desenvolvimento e territorialidade; reuniões com órgãos e instituições estaduais, para obtenção de dados e informações sobre os projetos de desenvolvimento em curso em Icatu; trabalhos de campo nas comunidades quilombolas Mata, Fazenda e Santa Maria para análise empírica de questões a que precisaram ser esclarecidas ou aprofundadas. Os aportes teóricos somados às informações colhidas in loco proporcionaram discussões sobre o discurso e a atuação de projetos estatais de desenvolvimento em uma realidade específica da comunidade quilombola de Santa Maria de Guaxenduba.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6333 - CARLOS FREDERICO LAGO BURNETT
Interno - 6274 - ITAAN DE JESUS PASTOR SANTOS
Externo à Instituição - Sávio José Dias Rodrigues - UFMA
Notícia cadastrada em: 07/12/2021 13:52
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1