Banca de DEFESA: ELGONZALES MAGALHÃES ALMEIDA

DISCENTE: ELGONZALES MAGALHÃES ALMEIDA
DATA: 16/07/2020
LOCAL: PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE Meet

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: CONTRADIÇÕES E LIMITES NA ATUAÇÃO DO INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL DO MARANHÃO (ICE-MA)

Cidadania. Desenvolvimento social. Responsabilidade Social Empresarial. Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este trabalho pretende investigar as noções de cidadania e desenvolvimento social no universo da chamada “responsabilidade social empresarial” (RSE) a partir das concepções e práticas do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Como apontam dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente há um volume expressivo de organizações que compõem o chamado “terceiro setor” e que se propõem a atuar no que comumente se designa “campo social”. Como expressão desse fenômeno tem-se o ICE-MA, entidade fundada no ano de 2001 e ainda presente no contexto maranhense. Frente a isso, três questões principais norteiam esta pesquisa: Que fatores explicam a gama de organizações da sociedade civil, a exemplo do ICE-MA, que nas últimas décadas têm se colocado como atores na elaboração e execução de projetos/intervenções sociais no Brasil? Quais as concepções de cidadania e desenvolvimento social carregadas pelo ICE-MA? Ao atuar no chamado “campo social”, as práticas do ICE-MA contribuem para a edificação de um quadro de cidadania ampliada e desenvolvimento social efetivo? A partir do enfrentamento dessas questões, será possível entender os significados que as noções de cidadania e desenvolvimento social assumem no discurso da RSE por meio das ações do ICE-MA. A investigação traz como perspectiva teórico-metodológica o materialismo dialético, relevante por compreender a história como processo conflitivo, por articular economia, política e cultura na explicação da realidade e por permitir a associação de fenômenos particulares à totalidade social. Como procedimentos específicos, o trabalho foi constituído a partir de um estudo de caso que recorre a um referencial teórico e documental para a análise do objeto da pesquisa. Recorre, ainda, a observações de campo e entrevistas. Consoante a isso, entende-se que a década de 1990, marco da política neoliberal no Brasil, deu-se como abertura para entrada de organizações da sociedade civil no terreno da atuação social, a partir do recuo do Estado nessa esfera de ação. De maneira que essas entidades, à medida que se apropriam da lógica de acumulação do capital, contribuiriam mais para a gestão-manutenção do que para a superação estrutural do quadro de precariedade social em que atuam.

Presidente(a) - 866855 - BRAULIO ROBERTO DE CASTRO LOUREIRO
Interno - 1296078 - MARIVÂNIA LEONOR SOUZA FURTADO