Notícias

Banca de DEFESA: MARCO AURELIO DE JESUS PIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO AURELIO DE JESUS PIO
DATA: 16/01/2020
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPDSR
TÍTULO:



DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÕES NO "BAIRRO" DO COROADINHO EM SÃO LUIS - MA: Análise materialista-histórica e socioespacial desde sua ocupação aos dias atuais.


PALAVRAS-CHAVES:


Desenvolvimento. Coroadinho. Capitalismo. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sustentabilidade.


PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direito Público
RESUMO:
A construção socioespacial de precariedade convive lado a lado com regiões mais desenvolvidas onde vivem a classe dominante e detentora do capital. Essa premissa é verificável historicamente em países periféricos como o Brasil e cidades do Nordeste como São Luís do Maranhão que tem visto surgir vários de seus bairros a partir de ocupações irregulares de terras.  Foi assim com o “Bairro” do Coroadinho que surgiu em São Luís na década de 1970 a partir da migração de pessoas vindas de outros estados e regiões do Maranhão. Por se tratar de ocupação inicialmente dita “irregular”, não teve a atenção do Estado em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, e por décadas sofreu com descaso e esquecimento do Estado, obrigando os moradores a sobreviver em um local com precárias condições de vida. Por isso, este trabalho tem como principal objetivo analisar a questão do desenvolvimento no Coroadinho desde seu surgimento e formação, buscando no materialismo histórico as determinantes da construção social desta região e efetuar uma hodierna e real análise sob perspectiva socioespacial e econômica desta região, diante das políticas públicas que vem sendo promovidas nos últimos anos. Será estudado e analisado criticamente o sistema capitalista procurando esclarecer suas contradições, assim como as teorias do desenvolvimento e sua relação com o liberalismo e neoliberalismo e principalmente novas teorias que abordam o desenvolvimento humano e sustentável para além do viés econômico. Como resultado da pesquisa, verifica-se que as poucas ações do Estado representadas por meio de políticas públicas pontuais e não-frequentes no Coroadinho não satisfaz as definições de desenvolvimento estudadas neste trabalho. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se de pesquisa do tipo bibliográfica e de campo, aplicada e com abordagem qualitativa, fazendo uso do método científico do Materialismo Histórico Dialético.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6057 - GRETE SOARES PFLUEGER
Externo ao Programa - 178.513.863-49 - JULIA KATIA BORGNETH PETRUS - UFMA
Interno - null - MAGNO VASCONCELOS PEREIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/01/2020 11:06
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1