Banca de QUALIFICAÇÃO: TELÉSFORO RODRIGUES MARTINS FILHO

DISCENTE: TELÉSFORO RODRIGUES MARTINS FILHO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: SALA DE CONFERÊNCIA

GEOGRAFIA DO CRIME: Análise espacial da correlação da criminalidade e desempenho escolar na cidade de São Luís-MA.

Geografia. Violência. Educação. Análise Espacial

ÁREA: Geografia

A criminalidade é algo que instaura a insegurança e afeta o cotidiano de toda sociedade. O Brasil, que é um dos países mais violentos do mundo considerando suas taxas de homicídio, tem sua realidade construída dentro de um cenário de contradições e conflitos sociais, econômicos e políticos. Estudar esse fenômeno traz a compreensão de seu comportamento no espaço geográfico e contribui fomentando as discussões e a atuação das políticas públicas de prevenção da criminalidade violenta. A educação, por exemplo, é uma das políticas públicas que configura um trabalho voltado para a construção de sociabilidade e compreensão da vida em conjunto com outros indivíduos. Webster e Doob (2003, p. 143, apud CERQUEIRA, 2016, p.27) apontam que são poucas ou não consistentes as evidências nas sociedades ocidentais de que o endurecimento de penas causa redução da criminalidade, mas há uma grande variedade de artigos e pesquisas que indicam a eficácia de programas voltados para melhoria educacional infanto-juvenil. Consideremos a principal faixa etária de vulnerabilidade ao ciclo da criminalidade, que segundo Thornberry (1996) tem seu ciclo início entre 12 e 13 anos e tem seu ápice aos 18 e 20 anos, de acordo com a teoria interacional, este grupo de indivíduos são pertencentes ao âmbito escolar. O que dá à escola um certo prestígio na intervenção desse ciclo. Além das escolas promoverem um espaço de reflexão com relação aos custos psíquicos de desobedecer às leis (ARROW, 1997), constituem também espaços de trabalho com relação ao aumento da paciência e compreensão social (BECKER E MULLIGAN, 1997), e ainda por vezes espaços de ocupação e distanciamento da criminalidade (LOCHNER E MORETTI, 2009). Por isso, é pertinente reunir dados que nos revelem a situação da violência, observando a distribuição espacial desse fenômeno juntamente com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em busca de encontrar uma correlação entre essas variáveis.

Presidente(a) - 2730976 - SILAS NOGUEIRA DE MELO
Externo à Instituição - VANIA APARECIDA CECCATO - KTH