Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEYNICE MARIA CUNHA COSTA

DISCENTE: CLEYNICE MARIA CUNHA COSTA
DATA: 26/11/2019
LOCAL: SALA DE CONFERÊNCIA

USO DO TERRITÓRIO E QUESTÃO HABITACIONAL NA ILHA DO MARANHÃO: a situação geográfica do conjunto habitacional Cidade Verde I, Paço do Lumiar-MA.

Território usado. Conjuntos habitacionais. Cidade Verde I.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

Devido à proximidade e facilidade de acesso à cidade de São Luís, capital do estado, diversas áreas do município de Paço do Lumiar, foram escolhidas para a instalação de conjuntos habitacionais nos últimos dez anos. A existência de áreas ainda desocupadas se tornou também um atrativo a mais para o incremento urbano. Para desenvolvimento da pesquisa foi escolhido o conjunto habitacional Cidade Verde I, entregue em 2015, a partir do programa “MCMV”, a noroeste da sede do município de Paço do Lumiar. O Cidade Verde I é um conjunto residencial destinado a moradores com baixa renda e atendeu a pessoas de toda a região da Grande São Luís. Com grandes possibilidades de expansão, devido a existência de vazios urbanos, foi construído o Cidade Verde II e está em fase de construção o Cidade Jardim. Considerando que é extremamente relevante a compreensão da dinâmica da configuração dos novos espaços habitacionais promovidos por programas federais, levando em conta também a carência de pesquisas específicas para o conjunto Cidade Verde I, se faz necessária a busca por informações extraídas através dos estudos de caso nessa área. O estudo a ser desenvolvido dentro da linha de pesquisa “Dinâmica do espaço urbano e rural” pretende analisar a dinâmica do território, a través dos usos do território, a partir do recorte da pesquisa, que tem seu foco no conjunto Cidade Verde I, salientando a produção da materialidade territorial e em suas relações imateriais gerados com essas instalações.

Interno - 008.155.314-51 - CARLOS EDUARDO NOBRE - UNICAMP
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE COSTA DA SILVA - UFSCAR