Banca de DEFESA: RENATA MARIA SOUSA CASTRO

DISCENTE: RENATA MARIA SOUSA CASTRO
DATA: 28/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CECEN

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE À INTRUSÃO MARINHA NA FRANJA COSTEIRA DE SÃO LUÍS UTILIZANDO O MÉTODO GALDIT.

Água subterrânea. Franja Costeira. Vulnerabilidade. GALDIT.

ÁREA: Geografia

O recorte espacial da área de estudo, a qual está localizada ao norte da Ilha do Maranhão, no litoral ocidental e é banhada pela Baía de São Marcos, é a franja costeira ao norte da cidade de São Luís, delimitada da Foz do Rio Anil até o limite do município, área essa intensamente influenciada pelas dinâmicas costeiras. Esta pesquisa realizou a análise da vulnerabilidade à intrusão marinha do aquífero costeiro de São Luís, utilizando o método GALDIT para zonear as áreas em elevada, moderada e baixa vulnerabilidade. De modo a determinar a vulnerabilidade à entrada de cunha salina, fez-se necessário obter dados referentes às características do tipo de aquífero, a saber:  condutividade hidráulica do aquífero, distância à linha de costa, espessura do aquífero, estado atual da intrusão marinha na região e nível piezométrico, além da profundidade e da qualidade da água subterrânea. Para obtenção desses dados utilizou-se, como forma de análise preliminar, os dados físico-químicos dos poços tubulares, disponíveis nos Termos de Outorga disponibilizados pela Secretária Estadual de Meio Ambiente do Estado do Maranhão.  Com esses dados foram elaborados três perfis do substrato geológico através da análise dos dados da planilha com coluna estratigráfica de 32 (trinta e dois) poços tubulares de propriedades privadas, os quais forneceram a indicação das características litológicas e hidrodinâmicas do aquífero semi-confinado Itapecuru e do aquífero livre Barreiras, além de sua espessura ao longo da Franja Costeira de São Luís. Foram utilizadas duas formas de espacialização: a primeira através da interpolação de dados por IDW e a segunda forma através da intercessão de polígonos. Em ambas as formas de mapeamento observou-se que as áreas com maior número de poços tubulares ou maior densidade populacional apresentam média e elevada vulnerabilidade mais próximo à faixa costeira. Observou-se também que os parâmetros que mais influenciaram o índice GALDIT foram o parâmetro L (nível piezométrico) e o parâmetro D (distância da linha de costa), demonstrando que o peso atribuído a estes dois parâmetros influencia muito o resultado final. Essas informações sobre a vulnerabilidade dos aquíferos indicam a necessidade da realização de monitoramento dos poços tubulares e a aplicação urgente de gestão na exploração das águas subterrâneas, considerando sua capacidade de vazão e seu tempo de bombeamento diário. O cuidado na exploração da água subterrânea se faz necessário e emergencial para a manutenção e a conservação da água doce de qualidade, a partir de uma gestão sustentável da zona costeira para proteção dos recursos hídricos subterrâneos na Ilha do Maranhão.

Presidente - 210000151 - EDILEA DUTRA PEREIRA
Interno - 352.145.203-44 - JORGE HAMILTON SOUZA DOS SANTOS - UFMA