Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO ANTONIO CARVALHO CAMPOS

DISCENTE: AUGUSTO ANTONIO CARVALHO CAMPOS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGeo

CONDICIONANTES DOS PROCESSOS EROSIVOS NA ÁREA URBANA DE BURITICUPU-MA: O caso da voçoroca do bairro Santos Dumont

Erosão. Voçoroca. Degradação.

ÁREA: Geografia

No município de Buriticupu, situado na mesorregião Oeste do estado do Maranhão, observa-se principalmente nas últimas décadas, a presença e o agravamento dos processos erosivos. A pesquisa objetivou compreender os condicionantes dos processos erosivos, mais especificamente da voçoroca situada no Bairro Santos Dumont. Como procedimentos metodológicos, adotou-se as etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, análises laboratoriais e interpretação dos dados. Os condicionantes naturais considerados foram: a geologia, os solos, o clima e o relevo. Já os antrópicos foram: o processo de expansão da área urbana do município, o tipo de infraestrutura e as atividades econômicas causadoras de degradação do meio. Por estar localizada em uma região geomorfologicamente marcada pelo relevo ondulado, apresentar solos com textura arenosa-siltosa e baixa estruturação e um clima com elevados índices pluviométricos, a cobertura pedológica da cidade de Buriticupu apresenta uma grande suscetibilidade à erosão. Além destes fatores definidores da elevada suscetibilidade aos processos erosivos, esta ainda vem sendo incrementada por ocupações urbanas mal planejadas com fortes deficiências de infraestrutura e por atividades econômicas inadequadas e degradantes.

Presidente - 2251775 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA
Interno - 73353 - QUÉSIA DUARTE DA SILVA