Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MARIA SOUSA CASTRO

DISCENTE: RENATA MARIA SOUSA CASTRO
DATA: 08/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGeo

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NATURAL À INTRUSÃO MARINHA DO AQUÍFERO NA FRANJA COSTEIRA DE SÃO LUÍS - MA

Água subterrânea. Franja Costeira. Vulnerabilidade. GALDIT

ÁREA: Geografia

O recorte espacial da área de estudo é a franja costeira ao norte da cidade de São Luís que vai da Foz do Rio Anil até limite do município. A área de estudo está localizada ao norte da Ilha do Maranhão, no litoral ocidental e é banhado pela Baía de São Marcos, área intensamente influenciada pelas dinâmicas costeiras. Esta pesquisa pretende através da análise da vulnerabilidade à intrusão marinha do aquífero costeiro de São Luís, utilizando o método GALDIT, zonear as áreas de elevada, moderada e baixa vulnerabilidade a intrusão marinha. Para determinar a vulnerabilidade a entrada de cunha salina foi necessário obter os dados referentes às características do tipo de aquífero; condutividade hidráulica do aquífero; profundidade da água subterrânea; nível piezométrico; distância à linha de costa, os impactos do estado atual da intrusão marinha na região e a espessura do aquífero, além da qualidade da água subterrânea. E para obtenção desses dados utilizou-se como forma de análise preliminar os dados físico-químicos dos poços disponíveis nos Termos de Outorgas disponibilizados pela Secretária Estadual de Meio Ambiente do Estado do Maranhão.  Com esses dados foram elaborados três perfis do substrato geológico através da análise dos dados da planilha da coluna estratigráfica de 32 (trinta e dois) poços tubulares de propriedades privadas que forneceram a indicação das características litológicas e hidrodinâmicas dos aquíferos Itapecuru e Barreiras e sua espessura ao longo da Franja Costeira de São Luís. Foram utilizadas duas formas de mapeamento, a primeira através da interpolação de dados por IDW, e a segunda forma através da intercessão de polígonos. Em ambas as formas de mapeamento observou-se que as áreas com maior número de poços ou maior densidade populacional apresentam média e elevada vulnerabilidade mais próximo à faixa costeira. E observou-se também que os parâmetros que mais influenciaram o índice GALDIT foram o parâmetro L (nível piezométrico) e o parâmetro D (distância da linha de costa), demonstrando que o peso atribuído a estes dois parâmetros influencia muito o resultado final. Essas informações sobre a vulnerabilidade do aquífero indicam a necessidade da realização de monitoramento dos poços tubulares e a aplicação urgente de gestão na exploração das águas subterrâneas considerando sua capacidade de vazão e seu o tempo de bombeamento diário. O cuidado na exploração desses poços tubulares se faz necessário e emergencial para a manutenção e conservação da água doce de qualidade a partir de uma gestão sustentável da zona costeira para proteção dos recursos hídricos subterrâneos na Ilha do Maranhão.

Presidente - 210000151 - EDILEA DUTRA PEREIRA
Interno - 352.145.203-44 - JORGE HAMILTON SOUZA DOS SANTOS - UFMA