Banca de DEFESA: LAÉCIO DA SILVA DUTRA

DISCENTE: LAÉCIO DA SILVA DUTRA
DATA: 18/12/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do CECEN

MERCADO PÚBLICO: função, forma e transformação no espaço urbano na região do Itaqui - Bacanga, São Luís (MA).

Mercados Públicos. Função e Forma.Transformação. Condições Urbanas. Itaqui - Bacanga, São Luís - MA.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

O trabalho faz uma análise de como o estudo do mercado é relevante para a ciência geográfica, podendo considerar que essa se preocupa com as questões relacionadas aos elementos do espaço urbano, compreendidas por meio dos centros citadinos, ou em suas áreas periféricas. Com o crescimento acelerado da cidade, essa cada vez mais, apresenta-se recheada de complexidade, atrelada assim a diversos problemas urbanos, que interferem diretamente no modo de vida da sociedade. Diante dessa questão, destaca-se o Mercado Público: função, forma e transformação no espaço urbano, na região do Itaqui - Bacanga, São Luís (MA). Onde teve como objetivo geral analisar os mercados públicos dos bairros de urbanização popular, Anjo da Guarda e Vila Embratel, em seus aspectos sociais e estruturais, assim como suas transformações. O método de abordagem utilizado foi o dialético, pois através desse é possível compreender o espaço citadino, que possui diversas inter-relações, entre sociedade, espaço físico e espaço construído. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram observações sistemáticas, aplicações de formulários com perguntas semiestruturadas junto aos trabalhadores, check list e análise microbiológica de alimentos no Laboratório de Microbiologia, do Departamento de Tecnologia Química, do Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água, do PCQA/ UFMA - Universidade Federal do Maranhão. Pode-se considerar como resultados, que o processo de urbanização acelerado impulsionou a formação da área de estudo, agregando populações que passaram a necessitar de elementos de infraestrutura, os mercados públicos, que atualmente, encontram-se em condições infraestruturais e higiênico-sanitárias insalubres; devido às aglomerações e falta de planejamento, formaram-se assim ainda em seus arredores, territorialidades, que junto aos mercados se expandiram, ausentes de políticas públicas direcionadas para melhoria dessas condições urbanas, logo, conclui-se que os mercados públicos em estudo, da região Itaqui-Bacanga, necessitam de  políticas e projetos concretos que viabilizem reestruturação desses.

Interno - 1589241 - ANA ROSA MARQUES
Presidente - 73601 - HERMENEILCE WASTI AIRES PEREIRA CUNHA