Banca de QUALIFICAÇÃO: JARDILENA BARBOSA SANTOS

DATA: 10/05/2024
LOCAL: HÍBRIDA

METROPOLIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA CENTRAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA

Metropolização. Modernizações. São José de Ribamar.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional

Este relatório tem por objetivo destacar em que medida a dinâmica urbana ribamarense pode auxiliar no entendimento do processo de metropolização de São Luís. Sendo assim, para alcançar o objetivo geral dessa pesquisa foram traçados os seguintes objetivos específicos: Elaborar uma periodização para São José de Ribamar em compasso com a região metropolitana de São Luís; Inventariar as formas e as funções abrigadas na cidade de São José de Ribamar e Discutir os antecedentes da capital ludovicense. Para a realização da pesquisa, fez-se um levantamento histórico do uso do território da área central, consultamos ainda os arquivos das seguintes bibliotecas: Biblioteca Municipal José Sarney localizada na própria área de estudo e Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos em Território, Cultura e Planejamento- MARIELLE na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisamos ainda os arquivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar. Além do mais, fez-se a observação de fotografias antigas e recentes da paisagem urbana, obtidas através de redes sociais (Facebook) e em livros. Houve pesquisa de campo para realização de registros fotográficos e acontecerão ainda aplicação de questionários. É inegável que desde a década de 1990 as modernizações na área central ribamarense ficaram mais visíveis, tornando-se essenciais para a dinâmica do município.

Presidente(a) - 867429 - CRISTIANO NUNES ALVES
Externo à Instituição - LUIZ EDUARDO NEVES DOS SANTOS - UFMA