Banca de DEFESA: JUCIANA DA CONCEICAO BIRINO DE SOUZA

DISCENTE: JUCIANA DA CONCEICAO BIRINO DE SOUZA
DATA: 20/02/2024
LOCAL: SALA DE AULA DE MULTIMÍDIAS

USO E COBERTURA DA TERRA COM INCIDÊNCIA DE QUEIMADAS NA RESERVA BIOLÓGICA DO GURUPI ENTRE OS ANOS DE 1985 A 2020

Desmatamento. Fogo. Balanço de carbono.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física

A Reserva Biológica do Gurupi é uma unidade de Proteção Integral localizada nos municípios de Centro Novo do Maranhão, São João do Caru e Bom Jardim. Está dentro do Centro de Endemismo Belém (CEB), uma região comprometida pelo desmatamento, extração e comercialização da madeira, queimadas, etc. Com base nisso, esta pesquisa tem como objetivo compreender o comportamento dos usos sob a cobertura da terra na Reserva Biológica do Gurupi (REBIO), nos anos de 1985 a 2020, propondo-se analisar as distribuições espaciais de uso e cobertura da terra pelo MAPBIOMAS Coleção 8.0 e verificando por meio da reconstrução dos dados de áreas de queimadas disponíveis no MAPBIOMAS FOGO Coleção 2.0, a incidência do fogo ao longo dos 35 anos. Ademais, analisar-se-á o balanço de carbono entre as classes de regeneração, desmatamento e queimadas dentro da REBIO. A metodologia foi dividida em três partes, constituídas de gabinete, atividade de campo e aplicação de entrevistas. Os dados quantitativos mostraram que a classe da Formação Florestal reduziu cerca de 9,97% desde 1985, com maior queda entre os anos de 2000 a 2005 (4,62%), período este que a classe da Pastagem aumentou (4,62%). O desmatamento sucedido pela queima corroborou para o declínio da cobertura nativa, uma vez que atividades de extração de madeira para venda e comercialização, expansão agropecuária e construções de assentamentos eram evidentes até a primeira década dos anos 2000. A maior detecção de desmatamento e queimadas ocorreram no período de 2010 a 2015 com taxas consecutivas de 5,68% e 0,84%, sendo este período que mais emitiu CO2 para a atmosfera. Em contrapartida, as remoções ocorreram de forma crescente dentro da classe de regeneração, apontando que a REBIO está entrando em processo de recuperação florestal, como afirmaram os dados e os entrevistados. Este trabalho tem como relevância trazer à luz o cenário atual de uma área protegida frente a expansão das atividades humanas, podendo servir como subsídio para futuras pesquisas científicas que discutem sobre a proteção do bioma amazônico, auxiliando na elaboração de políticas intervencionistas para o estado do Maranhão.

Interno - 7240 - ANA ROSA MARQUES
Presidente(a) - 236.714.568-76 - SWANNI TATIANA ALVARADO ROMERO - UEMA