Banca de DEFESA: JOSY MILENA SOUSA SANTOS

DISCENTE: JOSY MILENA SOUSA SANTOS
DATA: 22/09/2023
LOCAL: FORMA DE REMOTA

DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NO ACESSO À INTERNET NO MARANHÃO: difusão de Internet gratuita e inclusão digital por meio dos Programas WI-FI BRASIL e MARANET

Desigualdades socioespaciais. Exclusão digital. Maranhão.São Luís.

ÁREA: Geografia

Atualmente, a internet é considerada o mais completo, abrangente e complexo sistema técnico de comunicação e informação do mundo. Com sua difusão, a internet passou a ser o meio de comunicação essencial à organização do sistema produtivo, mas também a consecução de atividades básicas do cotidiano. Com o advento das tecnologias de informação e comunicação propiciou a ampliação dos ambientes de interação social, especificamente no que diz respeito à educação e à cidadania. Redes sociais, tecnologias de multimídia, websites, dentre outras inovações informáticas, tornaram mais acessíveis o acesso à informação, a participação cidadã e a educação fundamental. Contudo, com as facilidades informáticas surge um fenômeno social: a exclusão digital. No Brasil, com a propagação da COVID-19, foi ampliada as desigualdades de acesso à internet, onde coloca os mais pobres, os moradores de áreas rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e de áreas periféricas nos centros urbanos em desvantagem com relação aos segmentos da população e as áreas providas dos equipamentos necessários ao acesso à rede. O objetivo é investigar a difusão da internet no Estado do Maranhão por meio dos Programas de rede de Internet gratuita WI-FI BRASIL e MARANET e compreender as implicações geográficas dessa difusão, bem como mapear e discutir os resultados dessas políticas públicas na difusão da Internet em espaços públicos, instituições e escolas públicas da rede municipal de São Luís, Maranhão, selecionados para pesquisa. Foram investigadas duas escolas da rede ensino municipal de São luís, Maranhão e os resultados parciais apontam para carência de tecnologias digitais nas escolas. Nesse sentido, entendemos ser fundamental que se garanta à população carente e, em particular aos estudantes de escolas públicas, em geral oriundos de classes sociais de baixa renda, o acesso à internet como condição à garantia do direito à informação. Partimos do pressuposto de que todas as pessoas tem o direito ao acesso à de modo que o acesso à informação eletronicamente transmitida deve constituir um dever do Estado e um compromisso social.

Presidente(a) - 210000590 - CARLOS EDUARDO NOBRE
Interno - 001.522.953-05 - ALLISON BEZERRA OLIVEIRA - UEMASUL