Banca de DEFESA: GABRIEL IRVINE FERREIRA ALVES DOS SANTOS

DATA: 31/08/2023
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGEO

ANÁLISE DOS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PINDARÉ - MA

Geomorfologia. Maranhão. Morfometria. Paisagem. Rio Pindaré.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física

A geomorfologia fluvial proporciona por meio de sua análise técnica denominada morfometria, estabelecer parâmetros para avaliação dos componentes de redes de drenagem de bacias hidrográficas. Neste contexto, essa área pode ser definida como um método analítico, que considera e caracteriza o conjunto das vertentes e canais pertencentes ao relevo, e o resultado das medidas dessas variáveis constituem a base para a composição dos parâmetros morfométricos. A pesquisa tem como objetivo analisar as características morfométricas da bacia hidrográfica do rio Pindaré na perspectiva geossistêmica, voltada a categoria geográfica de paisagem. Dessa forma, a pesquisa consistiu em levantamento e análise de material bibliográfico; elaboração de base cartográfica em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG), ArcGIS®, versão 10.2.2 da Environmental Systems Research Institute (ESRI), e trabalhos de campo, essas etapas foram fundamentais para a compreensão da dinâmica fluvial e para a avaliação morfométrica da bacia hidrográfica. Esta avaliação foi baseada nas literaturas consolidadas de Horton (1945), Strahler (1952), Miller (1953), Schumm (1956), Christofoletti (1980) e Alves e Castro (2003), sendo os parâmetros morfométricos analisados nesta pesquisa, tais como: área, perímetro, rede de drenagem, números de canais, comprimento total dos canais, altitude máxima da bacia, amplitude altimétrica da bacia, comprimento do canal principal, distância axial do canal principal, declividade, densidade de drenagem, densidade hidrográfica, coeficiente de Manutenção e índice de forma. As nascentes principais do rio Pindaré localizam-se nas cidades de Montes Altos e Amarante do Maranhão em terra indígena Krikati, a uma altitude de 371 m, e sua drenagem apresenta um padrão dendrítico de 6ª ordem de hierarquia, segundo a classificação de Strahler (1952), com uma densidade de drenagem regular de 0,53 km/km² e um densidade hidrográfica baixa de 0,114 km/km². Além disso, a bacia hidrográfica do Pindaré demonstrou uma forte influência do controle estrutural, onde os rios fluem pelos elementos estruturais e falhas geológicas, o seu canal principal mostrou-se predominantemente retilíneo com resultado de 1,57 do índice de sinuosidade, e a presença de meandros bem definidos restrita ao baixo curso, o rio percorrendo cerca de 466,3 km a sua foz e com uma área total da bacia de aproximadamente de 40.280 km², os índices de circularidade 0,39 e fator de forma de 0,21, reforçam baixa suscetibilidade a inundações em condições normais de chuva. A área de estudo é predominantemente caracterizada pela unidade geológica do Grupo Itapecuru. Quanto à classe geomorfológica, apresenta Platôs Dissecados, e em relação às características pedológicas, predomina o Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico. Por fim, o material elaborado será compartilhado com as autoridades competentes, os responsáveis pelo comitê de bacias do Pindaré e os líderes da população, principalmente aos representantes indígenas. Esse compartilhamento será fundamental para elaborar medidas mitigadoras que visem de forma eficaz a melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, bem como a preservação e expansão das matas ciliares e a proteção das terras indígenas.

Externo à Instituição - HELEN NÉBIAS BARRETO - UFMA
Presidente(a) - 814582 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA