Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL IRVINE FERREIRA ALVES DOS SANTOS

DATA: 29/06/2023
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGEO

ANÁLISE DOS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PINDARÉ - MA

Morfometria. Rio Pindaré. Maranhão. Paisagem. Geografia Física. Geomorfologia.

ÁREA: Geografia

A água é um recurso natural vital para o desenvolvimento de todos os organismos vivos na Terra, por meio da presença dessa riqueza todos os ecossistemas existentes no geossistema prosperam de forma harmônica, sucedendo de maneira dinâmica (tendendo a instabilidade ou estabilidade), conforme as características da paisagem. Essa que é dinâmica e cheia de variáveis que irá resultar nas mais diversas unidades. Dessa forma, é importante reafirmar o fundamental papel da água, principalmente como um elemento estratégico para qualquer nação, e historicamente, as grandes civilizações se desenvolveram nos arredores dos rios. Sobre esse contexto, a morfometria fluvial pode ser definida como um método analítico, que considera e caracteriza o conjunto das vertentes e canais pertencentes ao relevo, e o resultado das medidas dessas variáveis constitui a base para a composição dos parâmetros morfométricos. A pesquisa tem como objetivo caracterizar os parâmetros morfométricos da bacia hidrográfica do rio Pindaré em perspectiva geossistêmica, voltada a categoria geográfica de paisagem.  Para isso, a pesquisa constará de levantamento e análise de material bibliográfico; elaboração de base cartográfica em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG), ArcGIS®, versão 10.2.2 da Environmental Systems Research Institute (ESRI), licença EFL999703439, pertencente ao Grupo de Pesquisas em Geomorfologia e Mapeamento (GEOMAP/UEMA); trabalhos de campo, pois são fundamentais para a compreensão da dinâmica fluvial e para a avaliação morfométrica da bacia hidrográfica. Esta avaliação será baseada nas pesquisas de Christofoletti (1980), sendo os parâmetros morfométricos básicos da bacia hidrográfica e dos canais de drenagem a serem analisados nesta pesquisa, tais como: área, perímetro, rede de drenagem, números de canais, comprimento total dos canais, altitude máxima da bacia, amplitude altimétrica da bacia, comprimento do canal principal, distância vetorial do canal principal e declividade. E os específicos como: densidade de drenagem, densidade hidrográfica, coeficiente de Manutenção, índice de forma e textura da topográfica. As nascentes principais do rio Pindaré localizam-se nas cidades de Montes Altos e Amarante do Maranhão em terra indígena Krikati, a uma altitude de 371 m, e sua drenagem apresenta um padrão dendrítico de 6ª ordem segundo a classificação de Strahler (1952), com a presença de meandros bem definidos em determinados trechos, ele percorre cerca de 466,3 km a sua foz e com uma área total da bacia de aproximadamente de 40.279 km², e a unidade geológica predominante da área de estudo é Grupo Itapecuru. Por fim, o material elaborado será disponibilizado aos órgãos competentes, para os responsáveis pelo comitê de bacias do Pindaré para líderes da população, sobretudo indígenas. A partir dos dados obtidos, as medidas mitigadoras que visem a preservação ambiental da bacia hidrográfica, poderão se tornar mais eficientes e contribuir para a melhora significativa na qualidade e quantidade dos recursos hídricos e na manutenção e ampliação das matas ciliares, bem como a proteção das terras indígenas.

Externo à Instituição - HELEN NEBIAS BARRETO - UFMA
Presidente(a) - 814582 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA