Banca de DEFESA: JOSÉ AGLAILTON DOS SANTOS MONTEIRO

OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O RIO PINDARÉ PELO CAMINHO DA PESQUISA PARTICIPANTE

Educação Ambiental. Discentes. Pesquisa-Participante. Rio Pindaré

ÁREA: Geografia

A educação ambiental é um desafio a ser enfrentando por toda a sociedade, visto que promove a sensibilização, para que possamos cuidar melhor do ambiente onde vivemos, de onde tiramos vários recursos e que proporciona a nossa sobrevivência. Portanto, nas escolas se faz necessário tentar chegar a essa compreensão, aliando a teoria e a prática na formação da sociedade para uma consciência crítica para uma educação que gere ação-reflexão-ação. Neste caminho foi empreendida uma pesquisa realizada no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Up Pindaré com os discentes do curso de Meio Ambiente do 1° ano. Tendo como pergunta geradora: quais as percepções dos discentes em relação aos impactos gerados ao rio Pindaré e seu entorno na perspectiva da educação ambiental? O objetivo geral da pesquisa foi compreender o olhar dos discentes mediantes às atividades desenvolvidas durante o processo de pesquisa participante, partindo do lugar Rio Pindaré. O estudo teve como base metodológica a abordagem da pesquisa qualitativa e com um delineamento a partir da pesquisa participante, mostrando a visão dos sujeitos da pesquisa, suas percepções e soluções referentes as questões socioambientais e culturais envolvendo o lugar e o rio Pindaré. A pesquisa utiliza como técnicas o uso de questionários semiestruturados, caminhada perceptível e chuva de ideias, observando o enxergar dos discentes sobre os impactos ambientais e suas percepções, suas definições do que seria esses impactos e consequências principalmente relacionados ao rio Pindaré fonte de recursos para grande parte da população da cidade. Como resultados, foram identificados em conjunto com os discentes, vários pontos impactados com resíduos sólidos nas margens do rio Pindaré, presente ainda nas praças, cais e feira, registrando também animais abandonados próximo no entorno do rio, destacando a presença de esgoto sem tratamento caindo direto no curso d’água. Os problemas citados e observados pelos discentes e pesquisador, problemas esses, que partem principalmente da ação antrópica que diversos locais sofrem, o que vem nos mostrar que é preciso fazer um trabalho de educação ambiental que trabalhe a sensibilização das pessoas, visando fazer entendê-las que elas fazem partem desse ambiente. A partir das observações e vivências realizadas, os discentes elaboraram um podcast, com as percepções e informações coletadas, com a inspiração nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) denominado: “EcoCast”, para que possa ser utilizado em outras atividades de sensibilização ambiental sobre os impactos ambientais estudados por este trabalho, e buscar envolver outras pessoas para ajudar a cuidar do rio Pindaré.

Presidente(a) - 7240 - ANA ROSA MARQUES
Interno - 867276 - JOSÉ ARILSON XAVIER DE SOUZA