Banca de QUALIFICAÇÃO: DINAZILDA MENDES SILVA

DISCENTE: DINAZILDA MENDES SILVA
DATA: 12/09/2022
LOCAL: Plataforma do Google Meet

USO E COBERTURA DA TERRA E ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DO RIO ITAPECURU NO MUNICÍPIO DE COLINAS- MA

Médio curso. Rio Itapecuru.  Morfologia. Colinas. Uso e cobertura da terra

ÁREA: Geografia

O médio curso do rio Itapecuru, inicia-se no município de Colinas, estado do Maranhão, trata-se de uma área que vem sofrendo com as consequências da expansão urbana e atividades de mineração (extração de areia), dentre outros usos. Tendo em vista a importância do médio curso, suas características geoambientais, os diferentes tipos de usos e suas morfologias e feições fluviais, a presente pesquisa busca analisar a influência do uso e cobertura da terra nas mudanças morfológicas do canal do rio Itapecuru no trecho urbano do município de Colinas – MA. Esse estudo é desenvolvido a partir do conceito de paisagem, discutindo-a de maneira integrada. Para o presente relatório de qualificação, são analisadas e o mapeadas as principais características geoambientais, como uso e cobertura da terra, unidades de relevo, aspectos geológicos, pedológicos e climáticos. Os trabalhos de campo foram essenciais para a elaboração da presente pesquisa, constatou-se, nesse sentido, que a área de estudo apresenta diversos usos e agentes sociais. Ademais, é possível observar a predominância de sedimentos de granulometria fina (areia fina), havendo uma pequena mudança apenas no período chuvoso. No mais, a construção e análise dos estudos do relevo, do solo, do clima, do uso e cobertura da terra, permite a avaliação da dinâmica do médio curso e a partir do cruzamento desses dados será possível estabelecer produtos cartográficos, sínteses de diferentes níveis.

Externo à Instituição - CÉLIA ALVES DE SOUZA - UFAC
Interno - 6913 - LUIZ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS