Banca de QUALIFICAÇÃO: DELONY DE QUEIROZ RIBEIRO

DISCENTE: DELONY DE QUEIROZ RIBEIRO
DATA: 12/08/2021
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS CACHORROS, SÃO LUÍS – MA

Ambiente. Bacia Hidrográfica do rio dos Cachorros. Erosão. Fragilidade Ambiental. Perdas de Solos.

ÁREA: Geografia

A bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, localizada no município de São Luís, estado do Maranhão, trata-se de uma área com constante tensão territorial-ambiental sendo ocupada por comunidades tradicionais, polos industriais, atividades de mineração e pelas instalações do Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), dentre outras empresas. Tendo em vista a importância dessa bacia hidrográfica, suas características ambientais, a presença de extração mineral, a sua predisposição aos processos erosivos, dentre outros fatores, a presente pesquisa propõe avaliar a fragilidade ambiental dessa área, aplicando a Equação Universal de Perdas de Solos (EUPS) (WISCHMEIER; SMITH, 1978). Esse estudo é desenvolvido a partir do conceito de ambiente, tratando-se de um trabalho marcado pelas relações sociais, tal qual pela união da análise da natureza e da sociedade. Para o presente relatório de qualificação, são analisadas e o mapeadas as principais características geoambientais, como uso e cobertura da terra, unidades litoestratigráficas, unidades de relevo, curvaturas da superfície, hipsometria, declividade, solos, clima, vegetação, bem como a caracterização dos processos erosivos da bacia hidrográfica do rio dos Cachorros. Além do mais, sublinha-se a perspectiva do zoneamento vigente e das propostas de ordenamento territorial e ambiental, afim de dar subsídio ao planejamento e gestão da bacia hidrográfica do rio dos Cachorros. O trabalho de campo realizado até o momento foi essencial para a elaboração da presente pesquisa, constatou-se, nesse sentido, que a área de estudo possui diversos grupos e agentes sociais e cada um deles utiliza o solo de maneiras diferenciadas. Ademais, é possível observar a diminuição da área rural, aumento da área urbana e multiplicação de classes industriais, sobretudo nas últimas décadas, em especial relacionadas ao sistema portuário e com a mineração. A extração mineral é a atividade que mais desencadeia os processos erosivos na área de estudo, o Grupo Barreiras tem sido utilizado, sobretudo, para a extração de areia e laterita. As formações vegetais da bacia estão sendo substituídas pelos usos urbanos e industriais, a importância da vegetação se dá acima de tudo pela diminuição do impacto da erosão no solo e na proteção dos recursos hídricos. No mais, a construção e análise dos estudos do relevo, do solo, do clima, do uso e cobertura da terra, permite a avaliação da dinâmica dessa bacia e a partir do cruzamento desses dados será possível estabelecer produtos cartográficos sínteses de diferentes níveis de fragilidade ambiental da área, que serão incorporadas de dados quantificados a partir da estimativa de perdas de solos. Em resumo, para isso será necessário serem adaptados os pesos e os valores referentes às metodologias de fragilidades ambientais preexistentes, bem como a adaptação da EUPS.

Externo à Instituição - CAIO AUGUSTO MARQUES DOS SANTOS - UFMT
Interno - 73106 - LUIZ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS