Banca de DEFESA: HUGO LEONARDO REIS DE LIMA

DISCENTE: HUGO LEONARDO REIS DE LIMA
DATA: 21/04/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

OCUPAÇÃO HUMANA E PROCESSOS EROSIVOS NA FALÉSIA DA PRAIA DA PONTA VERDE, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MARANHÃO.

Formação Barreiras. Falésia Processos Erosivos. Praia de Ponta Verde. São José de Ribamar, Maranhão.

ÁREA: Geografia

Diversos processos atmosféricos, continentais, oceânicos e humanos são importantes na modelagem das formas naturais do relevo costeiro. Entre essas formas de relevo podemos destacar as falésias – morfologia discutida nessa dissertação – moldadas na Formação Barreiras, encontradas desde o litoral do Amapá, na região norte, até o Rio de Janeiro, na região sudeste. As falésias são caracterizadas pela forte inclinação, constituindo aproximadamente 80% das linhas de costa ao redor do mundo, o que mostra a grande significância para o estudo dessa feição geomorfológica. No município de São José de Ribamar encontra-se um conjunto singular de falésias, de origem sedimentar Tércio-quaternária, facilmente sujeitos à erosão marinha, principalmente por meio de movimentos de massa, fenômenos intensificados durante períodos chuvosos. Como a área de estudo apresenta uma taxa crescente de ocupação humana, o trabalho objetiva analisar os processos erosivos que ocorrem falésia da praia de Ponta Verde e suas consequências para o ecossistema local e as atividades humanas, além de identificar como a ação humana vem causando impactos na área de estudo, como por exemplo, o descarte irregular de resíduos sólidos e a ocupação desordenada da área tem afetado à falésia e o ecossistema de maneira geral. A metodologia foi baseada nos geossistemas, partindo da análise que o objeto de estudo pressupõe um processo evolutivo resultada da combinação de fenômenos naturais e antrópicos; a determinação da cor do solo foi executada a partir do uso da Carta de Munsell (2009), comparando-se a cor de cada amostra de solo seca e úmida com as cores da escala Munsell e anotando-se a cor mais aproximada; para a análise da compactação do solo foram usados dados coletados tanto por meio dos anéis volumétricos, como por meio do penetrômetro; foram realizados teste de infiltração, utilizando a técnica proposta por Guerra (2011). A partir dos dados coletados em campo e nos órgãos competentes (IBGE e INMET) foram gerados mapas, gráficos e tabelas que auxiliam na compreensão dos processos atuantes na área de estudo. Com os dados obtidos sobre a densidade aparente do solo, a densidade de partículas e a porosidade total, verificou-se que o solo apresenta-se compactado, o que acaba dificultando a infiltração da água e, por consequência, um maior escoamento superficial que acelera os processos erosivos no topo da falésia.

Presidente(a) - 2251775 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA
Interno - 73106 - LUIZ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS