Banca de DEFESA: IVAN LEITE LIMA

DISCENTE: IVAN LEITE LIMA
DATA: 30/01/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

VULNERABILIDADE AMBIENTAL AOS PROCESSOS EROSIVOS LINEARES NA UNIDADE HIDROGRÁFICA DO TIBIRIZINHO: o caso da voçoroca Rua do Poço, São Luís - MA.

Vulnerabilidade ambiental. Tibirizinho. Voçoroca

ÁREA: Geografia

Estudos sobre vulnerabilidade vêm crescendo no âmbito da Geografia, sobretudo, por essa temática ser bastante abrangente, envolvendo uma polissemia de conceituações. A partir do momento que o ser humano se apropria da natureza para dela sobreviver e criar suas relações sociais, surgem as alterações na paisagem, e os impactos são eminentes, principalmente no meio urbano. Além dos meios naturais, o processo de urbanização engendrado pelas demandas políticas e econômicas da sociedade, também coopera para uma acelerada alteração do relevo. Os processos erosivos no meio urbano também são acelerados devido à pressão sofrida pela ação humana. Para compreender a vulnerabilidade ambiental aos processos erosivos, propôs-se estudar a voçoroca denominada Rua do Poço, localizada na Unidade Hidrográfica do Tibirizinho. Com isso, traçou-se os seguintes objetivos para esse trabalho: analisar a vulnerabilidade ambiental e os fatores que contribuem para os processos erosivos por voçorocamento da Unidade Hidrográfica do Tibirizinho; Compreender a vulnerabilidade ambiental e suas influências aos processos erosivos; identificar os agentes causadores e compreender sua relação com os fatores que contribuem para a ocorrência e evolução das voçorocas; analisar as propriedades físicas, como: granulometria, densidade do solo e de partículas e porosidade, a partir das amostras de solos coletadas no campo; avaliar o uso e cobertura da Terra na área de estudo a partir de mapas temáticos. No intuito de alcançar os objetivos traçados foram seguidos os procedimentos técnico-operacionais da pesquisa, como: trabalhos de gabinete, campo e laboratório; levantamento bibliográfico e cartográfico. Nos trabalhos de campo foram fixadas as estacas de monitoramento em cinco diferentes pontos e monitorados ao longo da pesquisa. Também foram coletadas amostras de solo indeformada para as análises laboratoriais. Em gabinete foram elaborados os mapas de localização, geologia, geomorfologia, curvatura, solo, hipsometria, declividade, uso e ocupação da Terra, índices pluviométricos. Também foi gerado um esboço da vulnerabilidade ambiental da voçoroca Rua do Poço a partir do cruzamento dos mapas de geomorfologia, solos e uso e cobertura da Terra, considerando três classes: baixa, média e alta vulnerabilidade na área de estudo. Como resultados da pesquisa, houve um avanço significativo para a erosão nos pontos 3, 4 e 5. Considerando que a voçoroca é uma área de extração mineral desativada, alguns resultados das análises de laboratório, os mapas e o monitoramento puderam apontar aspectos relevantes à vulnerabilidade ambiental aos processos erosivos na voçoroca Rua do Poço.

Presidente(a) - 2734473 - MELINA FUSHIMI
Interno - 2251775 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA