Notícias

Banca de DEFESA: RAFAEL DE OLIVEIRA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE OLIVEIRA ARAÚJO
DATA: 11/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Geogle Meet
TÍTULO:

CARTA DE POTENCIAL DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO CAPIVARA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.

 
 


PALAVRAS-CHAVES:

Escoamento Superficial. Inundação. Riacho Capivara. Imperatriz-MA.

 
 


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

Nesta pesquisa foi utilizado o método Curva Número (CN), desenvolvido pelo Soil Conservation Service (SCS), para determinação da estimativa do potencial de escoamento superficial com base nas informações de uso e ocupação, tipos de solo presentes e no valor do CN do referido método para a SUB-BACIA DO RIACHO CAPIVARAlocalizada no Município de Imperatriz. Empregou-também se uma análise espaço temporal para o período de 2014 e 2020 com base em técnicas de geoprocessamento associada à análise morfométrica e dos impactos socioambientais, conjugando os conhecimentos científicos e os diversos saberes oriundos da experiência e vivência de moradores. Os maiores índices de escoamento superficial se concentram na porção média a inferior da sub-bacia nos bairros Nova Imperatriz, Boca da Mata, Vila JK, Santa Rita, Santa Inês, Cinco Irmãos e no riacho José de Alencar e Santa Teresa atingindo valores de 143,13mm/mês a 184,89mm/mês. Nessas áreas os índices de CN (curva número) foram os maiores de 90-98, devido à intensa impermeabilização nas áreas urbanas. Os menores índices de escoamento superficial (18,35mm/mês a 108,58 mm/mês) se restringem as áreas com vegetações arbóreas e herbáceas na bacia onde foram verificados os menores valores de CN com 36 a 78 e as áreas de solo neossolo. A análise espaço temporal de 2014 e 2020 indicou que a expansão urbana ocorreu nas direções oeste e nordeste da sub-bacia em direção as sub-bacias do Riacho Bacuri e Riacho Barra Grande e as mudanças registradas nas áreas florestadas para vegetação herbáceas foram em decorrência da formação de pastos para criação de pequeno porte e agricultura familiar com plantio de verduras e leguminosas. O método SCS mostrou resultados favoráveis considerando que as áreas de inundação na sub-bacia se concentram nas áreas de maiores escoamentos superficiais indicados pelo referido método. A intensificação do processo de impermeabilização na sub-bacia produziu problemas socioambientais graves como as inundações e para minimizar essa problemática sugere-se adoção de políticas públicas com práticas conservacionistas para subsidiar o planejamento urbano.

 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 210000151 - EDILEA DUTRA PEREIRA
Interno - 73106 - LUIZ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ YURE GOMES DOS SANTOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/12/2020 13:52
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1