Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOVANI FURTADO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOVANI FURTADO DA SILVA
DATA: 14/05/2024

NAS FRONTEIRAS DA HISTÓRIA: o contestado franco- brasileiro e seus sujeitos histórico em sala de aula

Fronteira; Sujeitos Históricos; Ensino de História; Produto Educacional.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

Este estudo engloba e faz conexões com dois dos campos que mais crescem na atualidade em relação à pesquisa científica que são: o estudo de fronteira e o Ensino de História. Campos de estudos complexos que tem suas similaridades, pois os dois envolvem pesquisas com agentes políticos estatais e com variados sujeitos históricos e sociais. a fronteira entre Brasil (Amapá) e França (Guiana francesa), muito conhecida como fronteira franco-brasileira foi se formando historicamente ao mesmo momento que ocorria conflitos para sua delimitação. Desde os tempos das grandes navegações a região entre os rios Oiapoque e Araguari atraiu variados sujeitos que tinham como objetivos encontrar riquezas e explorá-las para se ter acumulação de capitais e anexar a região aos seus domínios territoriais. Esse processo gerou um choque de interesses principalmente com a França. As relações diplomáticas no primeiro momento entre França e Portugal e no segundo entre França e Brasil foram estremecidas por essa disputa territorial pela área supracitada, que ficou conhecido como Contestado Franco- Brasileiro, e nacionalmente como Questão do Amapá. Ao chegar em sala de aula esse objeto de conhecimento é limitado ao processo de delimitação, cujo viés é político, não sendo contextualizado com o processo de formação feito pelos sujeitos históricos/ sociais que se utilizaram da fronteira de forma estratégica para sua sobrevivência. Com a implantação cada vez mais de políticas educacionais voltada para a formação de um aluno mais reflexivo e crítico e com pensamento de historiador, faz-se necessário produtos educacionais que auxiliem o professor em seu planejamento didático para um melhor estudo e conhecimento da delimitação e formação da fronteira franco-brasileira no Ensino de História. Assim, o estudo tem como objetivo Compreender e descrever as relações sociais de sujeitos históricos como brasileiros, franceses, garimpeiros, soldados, religiosos, indígenas e mocambeiro que contribuíram para a formação e delimitação da fronteira entre o Brasil (Amapá) e a França (Guiana Francesa), bem como produzir um Dicionário Didático de História do Amapá que contemple a temática para o Ensino Fundamental - Anos Finais (6° ao 8° ano). O material sugerido será produzido de forma que ele que possa inserir no conhecimento escolar diversos grupos sociais e não somente as instituições com seus heróis e anti-heróis, sendo um material de apoio sistemático para exposição da História Local durante as aulas de História. Os procedimentos sistemáticos adotados no estudo teve por finalidade a descrição e a explicação por parte de dados particulares em direção a uma generalidade, dessa forma o método utilizado na pesquisa foi o indutivo. Nesse sentido, destaca-se a História Local como fundamental e como estratégia pedagógica na construção do pensamento crítico, reflexivo e histórico e a pluralidade de conhecimentos defendidos pela Leis de Diretrizes e Base da Educação – LDB e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Externo à Instituição - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS - UNIFAP
Interno - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO