Banca de DEFESA: INGRID TAYANE VIEIRA DA SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE: INGRID TAYANE VIEIRA DA SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 14/12/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO MESTRADO

Caracterização das patologias fúngicas em peixes cultivados no Maranhão

Micologia, Biopatologia, Microbiologia, Piscicultura

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O objetivo neste trabalho foi identificar e caracterizar espécies fúngicas de ocorrência natural em tilápias (Oreochromis sp.) cultivadas. O estudo foi realizado em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, Maranhão, ambos apresentando a pesca entre as principais atividades econômicas desenvolvidas nas regiões. Os produtores foram entrevistados a partir de um questionário semi-estruturado para averiguações, sobretudo, sobre o manejo e a sanidade dos peixes. Os peixes foram coletados, em seguida, pesados e depositados em caixas de isopor contendo gelo a fim de serem transportados ao laboratório de Morfofisiologia Animal da UEMA. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas da água. No laboratório, foram retiradas as brânquias e amostras da pele dos peixes para isolamento de fungos e análise de lesões histológicas. Foi elaborado ainda, material didático que visam informar estudantes e produtores sobre boas práticas de manejo na piscicultura para prevenir doenças. O isolamento dos fungos das amostras de brânquias e peles dos peixes foi de acordo com a metodologia proposta por Menezes e Silva-Hanlin (1997). As brânquias foram removidas e fixadas imediatamente em formalina a 10%, por 48 horas e para a confecção das lâminas, as amostras passaram pelo processamento histológico seguindo a metodologia adotada por Luna (1968). As alterações histológicas foram avaliadas através do cálculo do Índice de Alteração Histológica (IAH). O isolamento das amostras de fungos das brânquias e peles dos peixes mostrou o crescimento de fungos dos gêneros Penicillium e Aspergillus. Essas espécies estão associadas ao processamento e armazenamento inadequado da ração. O gênero Robillarda também foi registrado na pesquisa, o que sugere mais estudos, visto que este gênero é atualmente caracterizado como fitopatógeno. Os resultados para os dados abióticos de temperatura, salinidade e nitrito foram considerados normais. Os valores de pH e oxigênio dissolvido registrado na piscicultura P6 estão abaixo do recomendado pela legislação vigente. Na piscicultura P2, encontrou-se valores de amônia considerado subletal. A análise microbiológica da água revelou a presença de coliformes totais em todos os criatórios. Foram registrados valores elevados da bactéria E. coli na piscicultura P1 indicando contaminação fecal. As análises histopalógicas mostraram lesões, principalmente, de estágio I, não comprometendo, portanto, o funcionamento normal da brânquia.

Presidente - 1294750 - DÉBORA MARTINS SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/12/2018 12:40