Banca de DEFESA: RODNEY NASCIMENTO LUCAS

DISCENTE: RODNEY NASCIMENTO LUCAS
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Presencial Prédio de Biologia

IMPACTOS DA MINERAÇÃO NA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE PEQUENOS MAMÍFEROS NÃO VOADORES DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Amazônia Maranhense. Biodiversidade. Conservação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ciências Biológicas

A retirada de cobertura vegetal altera a complexidade estrutural e heterogeneidade do habitat afetando serviços ecossistêmicos oferecidos pelos pequenos mamíferos e também na estruturação de suas comunidades. Neste estudo testamos a influência da mineração na estruturação das comunidades de pequenos mamíferos não voadores em fragmentos de Floresta Ombrófila Densa na Amazônia Leste. A amostragem ocorreu durante três anos por meio de armadilhas live trap e pitfall trap em três diferentes fragmentos influenciados por mineração, sendo A1 (320m), A2 (1700m) e A3 (2800m). A alta riqueza e diversidade se concentraram nos fragmentos mais distantes da mineração, sendo composta por espécies com pouca tolerância a ambientes antropizados como Cryptonanus agricolai e Rhipidomys emiliae, já que estas são mais sensíveis a ruídos, fragmentação do habitat e disponibilidade de recursos. Em contraste, o fragmento mais próximo foi composto por espécies mais generalistas e tolerantes a perturbações como Monodelphis domestica e Didelphis marsupialis que são típicas de ambientes perturbados. O entendimento da relevância ecológica dos mamíferos indica que a sua extinção compromete a regeneração das florestas, aumenta a interação de espécies silvestres com seres humanos e eleva a disseminação de espécies invasoras. Os estudos futuros devem priorizar as consequências da perda da diversidade funcional, o que possibilitaria estimar quais funções específicas seriam perdidas pelas espécies silvestres para então entender aspectos mais complexos como diversidade filogenética que detecta de maneira mais sensível as respostas das espécies às mudanças ambientais, já que as relações de parentesco entre as espécies são levadas em consideração.

Externo à Instituição - ADRIANI HASS - UFMA
Presidente(a) - 880589 - FLOR MARIA GUEDES LAS CASAS