Notícias

Banca de DEFESA: RAYSSA ADRYELLE COSTA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA ADRYELLE COSTA BEZERRA
DATA: 15/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: WEB CONFERENCIA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE BIÓTICA DA ICTIOFAUNA DE POÇAS DE MARÉ USANDO BRUVS (BAITED REMOTE UNDERWATER VÍDEO SYSTEMS) EM PRAIAS DA ILHA DO MARANHÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Poças de maré, BRUVS, Índice de Integridade Biótica


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
RESUMO:

Na zona intertidal de praias pode ocorrer a formação de poças de maré, depressões onde a água do mar fica represada no período de baixamar. Nesses locais, indivíduos de diferentes espécies encontram abrigo e proteção contra predadores e se desenvolvem até chegar à fase adulta, contribuindo para a manutenção da biodiversidade local. Nesses ambientes, onde o nível de estresse é elevado devido às alterações bruscas nos parâmetros ambientais, o uso de metodologias não invasivas é fundamental para garantir a permanência das assembleias. O Baited Remote Underwater Video System (BRUVS) é uma metodologia de observação de comunidades que permite uma amostragem não invasiva e não extrativa da ictiofauna, mas que ainda não foi testada em ambientes intertidais. Por essa razão, o presente estudo teve como objetivo avaliar a integridade biótica de poças de maré utilizando o BRUVS e verificar sua eficácia na determinação do estado ecológico de diferentes localidades. As observações foram realizadas entre os meses de outubro de 2022 e agosto de 2023 em ambientes intertidais das praias do Araçagy e Panaquatira, litoral amazônico maranhense. As ocorrências de espécies registradas com o BRUVS foram transformadas em um índice de integridade biótica (IIB) a fim de auxiliar na avaliação da técnica de amostragem. No total, foram observados 1585 indivíduos sendo, em sua maioria, juvenis. As espécies mais abundantes foram Lutjanus jocu e Bathygobius soporator. O IIB revelou que a qualidade ambiental das praias do Araçagy e Panaquatira, classificam-se como boa e regular, respectivamente. Parâmetros abióticos diferentes interferem na abundância de indivíduos nas praias estudadas, sendo a turbidez da água um fator limitante para a metodologia. Os resultados sugerem que deve haver uma padronização da metodologia para os ambientes estudados, assim como uma associação do BRUVS a outras metodologias para se obter resultados mais confiáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANO PASCHOAL DE OLIVEIRA - UFMA
Presidente(a) - 809664 - MARINA BEZERRA FIGUEIREDO
Interno - 7323 - RAIMUNDA NONATA FORTES CARVALHO NETA
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 10:49
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1