Banca de DEFESA: IZABELA ALVES PAIVA

DISCENTE: IZABELA ALVES PAIVA
DATA: 26/01/2024
LOCAL: WEB CONFERENCIA

SOROVARIEDADES DE Leptospira sp. CIRCULANTES EM DUAS ESPÉCIES DE PEIXES NEOTROPICAIS EM ÁREA LACUSTRE MARANHENSE, BRASIL

Comunidades Tradicionais. Leptospirose. Pesca Artesanal. Saúde Pública.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A leptospirose é uma zoonose de distribuição cosmopolita cujo agente etiológico pode infectar diferentes espécies animais e acidentalmente o ser humano. Apesar da ampla variedade de hospedeiros existe escassez de estudos sobre a ocorrência da enfermidade em espécies de habitat aquático. Nesse sentido, objetivou-se diagnosticar as sorovariedades de Leptospira sp. circulantes em duas espécies de peixes neotropicais de área quilombola maranhense. Para isso, o estudo foi dividido em três etapas: (i) levantamento bibliográfico sobre a temática em estudo, com busca nas bases de dados Pubmed, SciELO, Periódicos Capes, Catálogo de Teses e Dissertações Capes, Teses e Dissertações de Programas de Pós-graduação do estado do Maranhão, além de sites de Órgãos Oficiais, utilizando como estratégias de busca os conectores booleanos e sinais, de acordo com a metodologia de cada base de dados e também, critérios de inclusão e exclusão; (ii) atividade de campo com a aferição dos parâmetros abióticos (temperatura, potencial hidrogeniônico e salinidade) da água do ambiente de captura dos peixes, com a utilização de instrumento multiparâmetro e, captura de 42 exemplares de peixes, sendo 21 Hoplerythrinus unitaeniatus (jeju) e 21 Cichlasoma bimaculatum (acará preto). Os peixes capturados foram transportados vivos em caixas isotérmicas com água proveniente do local de captura provida de equipamento para oxigenação da água até a Universidade Estadual do Maranhão. Em ambiente laboratorial, amostras sanguíneas foram coletadas por canalização de veias branquiais. Os soros obtidos foram submetidos à pesquisa de aglutininas anti-leptospiras contra 25 sorovares do complexo Leptospira sp. por meio da técnica de soroaglutinação microscópica; e, (iii) elaboração de guia orientativo sobre a saúde e meio ambiente em comunidades quilombolas. Como resultados da primeira etapa do estudo, tem-se que as bactérias identificadas no levantamento bibliográfico foram os coliformes totais e termotoleantes, Escherichia coli, Salmonela spp., Aeromonas cavie, A. hidrophila, A. veroni biovar veron, A. schubertii, A. trota, Staphylococcus sp. e coagulase positiva, Citrobacter sp. e Serratia odirifera. Nenhuma das bactérias identificadas, nesse levantamento, está incluída na lista de doenças de notificação obrigatória do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, Organização Mundial de Saúde Animal. Quanto à segunda etapa do estudo, no ambiente amostrado constatou-se características favoráveis à sobrevivência da Leptospira sp. como a baixa velocidade das águas; pH de 7,31; e, temperaturas de 28,3 °C. A ocorrência total de aglutininas anti-Leptospira no estudo foi de 80,95% (n=34/42) com títulos que variaram de 1:100 a 1:400. As sorovariedades do complexo Leptospira sp. mais frequentes foram: Pomona, Hebdomadis, Butembo, Copenhageni, Cynopteri, Panama, Sentot, Bratislava, Icteriohaemorragiae, Pomona variante Bubalinos, Pyrogenes, Whitcombi. A leptospirose, doença infecciosa, documentada mundialmente em diversas espécies animais e no homem, infecta os peixes nativos H. unitaeniatus e C. bimaculatum com elevados percentuais de ocorrência. São necessárias ações de educação em saúde junto à comunidade quilombola sobre os riscos da utilização da água e dos recursos pesqueiros oriundos do ambiente alagável estudado. Também se faz necessário, a investigação das fontes de infecção para os peixes e a aplicação de medidas adequadas para a prevenção de leptospirose nessa área geográfica. Espera-se que os resultados obtidos nesse estudo e o guia orientativo elaborado na terceira do estudo possam auxiliar na discussão e elaboração de estratégias de controle para a leptospirose em áreas quilombolas que tem a economia pautada, sobretudo, na pesca artesanal.

Interno - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Externo à Instituição - JOSÉ EDUARDO COSTA DE FREITAS - UA