Banca de DEFESA: JÚLIA RAQUEL BRAGA SOUSA

DISCENTE: JÚLIA RAQUEL BRAGA SOUSA
DATA: 31/10/2018
LOCAL: Auditório de Medicina Veterinária/UEMA

CARACTERIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO MEL DE ABELHAS TIÚBA (Melipona (Melikerria) fasciculata, SMITH, 1854) (Hymenoptera: Apidae: Meliponini), PRODUZIDO NAS MICRORREGIÕES DE PINDARÉ E GURUPÍ, NO ESTADO DO MARANHÃO

meliponicultura. mel. abelhas sem ferrão. controle de qualidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Considerando a grande importância da meliponicultura no aspecto ambiental e como atividade socioeconômica no Estado do Maranhão, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do mel de abelhas Tiúba, Melipona (Melikerria) fasciculata e caracterizar a atividade meliponícola em doze municípios localizados nas Microrregiões de Pindaré e Gurupi, situados na Mesorregião Oeste maranhense, no período compreendido entre junho a setembro de 2017. A pesquisa consistiu na aplicação de questionários e realização de entrevistas junto aos meliponicultores para obter dados referentes aos locais de produção de mel e às práticas de manejo adotadas em cada estabelecimento. Quanto as análises laboratoriais, foram colhidas e analisadas 38 amostras, as quais foram submetidas aos testes físico-químicos (cor, umidade, açúcares redutores, sacarose aparente, sólidos insolúveis, cinzas, acidez e hidroximetilfurfural-HMF), análises microscópicas (pesquisa de sujidades e matérias estranhas) e análises microbiológicas (bolores e leveduras, coliformes totais e termotolerantes, Clostridium sulfito redutores e Salmonella sp). Quanto aos resultados das análises, algumas amostras apresentaram inconformidades em relação aos parâmetros físico-químicos determinados pela legislação vigente, tais como umidade, açúcares redutores, sólidos insolúveis e cinzas. Em relação aos resultados das análises microbiológicas todas as amostras estão no padrão permitido para Salmonella sp, coliformes totais, coliformes termotolerantes e Clostridium sulfito redutores. No entanto, 26% das amostras apresentaram contaminação por bolores e leveduras e 18% não atenderam ao aspecto microscópico e aos padrões de identidade e qualidade do mel, recomendados pela Legislação Vigente.

Externo à Instituição - DANIELA AGUIAR PENHA BRITO - IFMA
Externo ao Programa - 72231 - ELEUZA GOMES TENÓRIO