Banca de DEFESA: FLÁVIA KARINA LIMA ANCELES GOULART

DISCENTE: FLÁVIA KARINA LIMA ANCELES GOULART
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Plataforma Virtual

DIAGNÓSTICO EDUCATIVO E PROPOSIÇÃO DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESCOLARES SOBRE O CONSUMO DE CARNE COMERCIALIZADA EM SÃO LUÍS - MA

1. Diagnóstico Educativo. 2. Educação em Saúde. 3. Consumo de Carne. 4. Escolares.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Nesta pesquisa realizou-se um diagnóstico educativo como instrumento para a realização de programa de educação em saúde para escolares acerca do consumo da carne bovina comercializada em São Luís-MA. A exposição da carne com a falta de conservação adequada é uma prática comumente usada para atrair o cliente, visto que ainda há uma grande parcela da população que rejeita o consumo de carne sob refrigeração, caracterizando um forte ponto de risco nas feiras. A pesquisa tomou por base 263 questionários respondidos por escolares (216/82%), docentes (40/15%) e gestores (7/3%) do Ensino de Jovens e Adultos, como consumidores de carne bovina comercializada em São Luís. Deste total, 83% são do sexo feminino. Acerca da faixa etária, 41% estão com idade entre 19 a 30 anos e, destes 41%, a maioria respondeu ter o Fundamental incompleto (93%), em virtude de o público-alvo estar cursando essa etapa de escolarização, e 22% tem entre 31 a 40 anos. Em relação à renda familiar, 29% dos estudantes estão desempregados e estes responderam ter o Fundamental incompleto. Outros 27% declararam renda menor que 1 salário mínimo, em sua maioria do sexo feminino, 28%  tem renda entre 1 a 3 salários mínimos. Outros 13% possuem renda entre 4 a 6 salários mínimos e 3% (8) declararam renda acima de 6 salários mínimos, dados estes referentes aos grupos de professores e gestores. Os achados referentes ao local de compra revelaram que 43%  responderam em mercados e açougues, outros 43%  em feiras livres, 13% em supermercados e 1% (2) abatem para consumo próprio. Conclui-se que existe carência de informações sanitárias em relação à qualidade da carne e doenças transmitidas pelo consumo de carne sem inspeção, tornando alto o risco à saúde pública; A falta de informação está potencializada negativamente por comportamentos relacionados à preferência do consumidor pela compra de carne sem refrigeração, refletindo aspectos culturais da realidade de São Luís. É necessária a proposição do Programas de Educação em Saúde nas escolas, pois estes atores sociais são agentes de informação em relação às suas famílias e demais pessoas alcançadas, que se tornarão consumidores mais exigentes, contribuindo para uma melhoria da saúde pública.

Presidente(a) - 6503 - ALANA LISLEA DE SOUSA
Externo ao Programa - 810651 - ELBA PEREIRA CHAVES