Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO CAMPELO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO CAMPELO LIMA
DATA: 10/10/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula da Biologia/UEMA
TÍTULO:

"Parâmetros ecológicos-ambientais e status populacional de felinos ameaçados: Leopardus tigrinus e Leopardus colocola no Parque Estadual do Mirador – MA"


PALAVRAS-CHAVES:

Brasil, Leopardus tigrinus, Savanas do Norte, Gato-do-Mato, avaliação populacional, Analise de Viabilidade Populacional, ameaças.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
RESUMO:

O gato-do-mato (Leopardus tigrinus) é um dos felídeos menos estudados do Brasil, sem estimativas de densidade populacional publicadas. Uma potencial Unidade de Conservação chave para a espécie é o Parque Estadual Mirador (PEM), no Nordeste do Brasil, uma área que também abriga humanos e cães domésticos. Portanto, avaliamos a importância do parque em termos de conservação do gato-do-mato e se os cães domésticos representam uma ameaça à sobrevivência dessa espécie. Estabelecemos 52 estações de captura de câmeras em três locais e as monitoramos por um total de 5.030 dias de captura. Calculamos a densidade populacional usando métodos espaciais e não espaciais e abundância relativa do PEM e extrapolamos para as outras áreas protegidas e corredores que compõem a Reserva da Biosfera do Cerrado na sua porção norte. Realizamos uma análise de viabilidade populacional para L. tigrinus no PEM e avaliamos o impacto potencial de cães domésticos. As estimativas de densidade de L.tigrinus foram de 0,12 e 0,25 indivíduos / km² (não-espacial) ou 0,087 e 0,11 indivíduos / km² (espacial), enquanto as abundâncias relativas variaram de 0,124-2,168 indivíduos / 100 noites de armadilha. A população foi estimada em 522 indivíduos, com probabilidade de extinção de 0% nos próximos 100 e 1.000 anos, mas apenas em cenários de surtos leves a inexistentes de doença. Surtos fortes ou perda de habitat são fatais para a sobrevivência das espécies na área. Cães domésticos foram detectados em 80% das estações onde foram observados L. tigrinus. A ameaça de transmissão de doenças por cães domésticos potencialmente afeta 65% do parque e parece ser a ameaça final para as espécies locais. A população de L. tigrinus foi estimada em aprox. 700 indivíduos em todo o sistema de áreas protegidas das savanas do norte, que com o corredor adicional da Reserva da Biosfera, poderiam render entre 2.000 e 3.000 indivíduos. Nossos resultados fornecem as primeiras estimativas de densidade publicadas de L. tigrinus e confirmam a ameaça potencial de cães domésticos para esse felino em Mirador, reforçando a importância do parque como uma área chave para a conservação do Gato-do-mato e a necessidade de ações de conservação. Dada a sua densidade e abundância, bem como o tamanho da área, em comparação com outros locais das savanas do norte, o PEM se destaca como o local mais importante para a conservação mundial de Leopardus tigrinus a longo prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANI HASS - UFMA
Interno - 639.404.933-68 - JOÃO CARLOS LOPES COSTA - UEMA
Presidente(a) - 9886 - TADEU GOMES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 25/09/2019 12:02
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1