Notícias

Banca de DEFESA: PABLO DOS SANTOS SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO DOS SANTOS SOUSA
DATA: 26/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação-PPGCA-LAMP/UEMA
TÍTULO:

"Toxoplasma gondii EM SUÍNOS ABATIDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MARANHÃO: ABORDAGENS SOROLÓGICA, HISTOPATOLÓGICA E MOLECULAR"


PALAVRAS-CHAVES:

Coccídio, suíno, zoonose, diagnóstico


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
RESUMO:

RESUMO Objetivou-se neste presente trabalho pesquisar a presença de Toxoplasma gondii em suínos submetidos ao abate no município de São Luís-Maranhão, utilizando métodos de diagnósticos sorológico, histopatológico e molecular. Foram utilizados na pesquisa 60 amostras de soro e tecidos de língua, diafragma e masseter de suínos. Como técnica sorológica empregou-se a reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para detecção de anticorpos anti-T. gondii. Os tecidos das amostras consideradas positivas nesta prova foram submetidos ao processamento histológico para visualização do parasito e grau de lesões associadas. Foi também empregada a extração de DNA e posterior teste de Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR). Dos suínos analisados, 77% (46/60) das amostras de soro apresentaram anticorpos anti-T. gondii. Destes, 24 animais (52,17%) foram positivos nos ensaios de PCR, considerando pelo menos 1 tecido positivo por animal avaliado. Macroscopicamente, não foram observadas alterações anatomopatológicas. Apenas 1 amostra de tecido avaliado apresentou estrutura de morfologia circular de aproximadamente 50 micrômetros, envolvida por uma cápsula delgada contendo bradizoítos, sugestivo de cisto de T. gondii em um fragmento de língua. Com os resultados obtidos, torna-se evidente a alta taxa de infecção destes animais e a considerável importância deste estudo, uma vez que podem ser considerados como indicativo da condição sanitária dos suínos abatidos e comercializados na Ilha de São Luís-Maranhão, além do risco de infecção por T. gondii na população animal e humana, constituindo assim um problema de saúde pública. É necessária a adoção de medidas profiláticas no intuito de minimizar os efeitos negativos decorrentes da infecção por T. gondii nos suínos abatidos para o consumo humano na região estudada.

 .


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1712017 - ALCINA VIEIRA DE CARVALHO NETA
Interno - 700370 - FRANCISCO BORGES COSTA
Externo ao Programa - 9746 - MARIA DO SOCORRO COSTA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 16:20
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1