Notícias

Banca de DEFESA: BRENO GLAESSNER GOMES FERNANDES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO GLAESSNER GOMES FERNANDES DE SOUZA
DATA: 30/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação-UEMA/LAMP
TÍTULO:

"AÇÕES DA ADIÇÃO DE MORINDA CITRIFOLIA (NONI) SOBRE OS ASPECTOS CELULARES E MOLECULARES DE COMPLEXOS CUMULUS-OÓCITO (CCOS) BOVINOS DURANTE MATURAÇÃO IN VITRO"



PALAVRAS-CHAVES:

Morinda citrifolia; antioxidante; Produção in vitro.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

RESUMO

A utilização de biotecnologias reprodutivas para o aumento da eficiência produtiva e reprodutiva de animais de produção é recente e vem sendo introduzida gradativamente por produtores do Brasil. A melhoria na eficiência reprodutiva desses animais produz animais geneticamente superiores em curto espaço de tempo, visando o aproveitamento deste material genético para obtenção do maior número de descendentes. A melhoria na eficiência produtiva possui impacto econômico significativo. A produção in vitro de embriões permite a multiplicação e preservação de material genético de animais superiores.  O aumento no número de embriões dessa técnica depende de uma boa taxa de maturação dos oócitos obtidos na etapa maturação in vitro. Contudo, a produção das espécies reativas ao oxigênio pelos meios da produção e maturação in vitro é uma das limitações desta técnica, pois quando são produzidas em excesso gera o estresse oxidativo dos oócitos e embriões, podendo levar a danos celulares e também a morte celular. O uso de antioxidantes durante os processos de maturação, fertilização e cultivo in vitro reduz os efeitos das espécies reativas ao oxigênio. Os antioxidantes sintéticos possuem custos elevados quando comparados com antioxidantes naturais. Portanto, a pesquisa de produtos com fontes naturais que possuem ação antioxidante é uma alternativa viável para a aplicação nas etapa da produção in vitro. As propriedades antioxidantes dos frutos de Morinda citrifolia deve-se à presença de substâncias como os compostos fenólicos, destacando-se a quercetina. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos da Morinda citrifolia sobre os apectos celulares e moleculares da etapa de maturação in vitro de oócitos bovinos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2730968 - FELIPE DE JESUS MORAES JUNIOR
Externo à Instituição - JOSÉ ADALMIR TORRES DE SOUZA - UFPI
Interno - 8016 - RICARDO DE MACEDO CHAVES
Notícia cadastrada em: 24/01/2019 10:38
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1