Notícias

Banca de DEFESA: RIVALDO COSTA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RIVALDO COSTA ALMEIDA
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório PPGCA-LAMP/UEMA
TÍTULO:

"ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Ageratum conyzoides L. SOBRE CEPAS ISOLADAS DE Listeria monocytogenes in vitro"



PALAVRAS-CHAVES:

 Ageratum conyzoides; atividade antimicrobiana; óleo essencial.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A Listeriose, doença que tem como agente etiológico a bactéria Listeria monocytogenes, afeta humanos, ruminantes e outras espécies animais, através da ingestão de alimentos contaminados. Em um cenário de desenvolvimento de resistência antimicrobiana (AMR) a listeriose implicaria em um maior risco a saúde dos animais. Despertando assim o interesse da comunidade científica para a investigação de novos compostos antimicrobianos. Os óleos essenciais, misturas complexas de metabólitos secundários das plantas, apresentam propriedades antifúngicas, anticancerígenas, antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana, composição química e citotoxicidade do óleo essencial de Ageratum conyzoides L. (Asteraceae). As partes aéreas da planta A. conyzoides (folhas e flores) foram submetidas à hidrodestilação em aparelho clevenger acoplado a um banho ultratermostático Quimis, extraindo-se o óleo essencial (OE), isolado com rendimento de 0,7%. O óleo essencial de A. conyzoides (OEAc) foi posteriormente analisado, e sua composição química determinada por Cromatografia Gasosa-Espectrometria de Massa (GC-MS). A atividade antimicrobiana, avaliada contra quatro cepas de L. monocytogenes (L. monocytogenes ATCC 7644 e três cepas de origem alimentar), foi determinada pelo método de microdiluição, e o efeito citotóxico do OE foi analisado frente a macrófagos murinos RAW 264.7, utilizando o ensaio colorimétrico de brometo de 3-(4,5-dimetil-2-tiazolil)-2,5-difenil-2H-tetrazólio (MTT). A análise por GC-MS permitiu a identificação de seis componentes químicos presentes no óleo essencial de A. conyzoides (100% da composição química total). Do total de constituintes voláteis identificados, dois constituintes, Precocene I (79,85%) e β-Cariofileno (13,55%), foram identificados como compostos majoritários. Os demais componentes foram Acetato de bornila (1,55%), γ-Elemeno (2,88%), β-Sesquifelandreno (1,37%) e β-Nerolidol (0,80%). A atividade antibacteriana avaliada, demonstrou que o OEAc testado, possui moderada (cepas de isolados alimentares, CIM: 250 e 250 µg/mL) a forte (L. monocytogenes ATCC 7644, CIM: 31,25 µg/mL; e cepa de isolado alimentar, CIM: 62,5 µg/mL) propriedades antimicrobianas. Apresentou também significativa citotoxicidade contra as células RAW 264.7 (CC50: 35 µg/mL). Assim, dado as suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de A. conyzoides mostra-se como uma promissora nova fonte de antimicrobianos naturais, que auxiliarão no desenvolvimento de novas alternativas para o tratamento da Listeriose e estratégias inovadoras de enfrentamento à resistentes antimicrobiana.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7230 - FERDINAN ALMEIDA MELO
Interno - 6526 - JOSÉ GOMES PEREIRA
Externo à Instituição - FLÁVIA DE OLIVEIRA CARDOSO - Fiocruz - RJ
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 11:54
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1